Automação contábil: ferramenta poderosa para as empresas__

A automação contábil é uma ferramenta poderosa para as empresas, pois substitui facilmente o trabalho manual humano, muitas vezes demorado e repetitivo, por softwares que trabalham de maneira automatizada.

Semelhante a um assistente automatizado confiável, o software de automação contábil é extremamente eficaz porque, além de ajudar a área contábil a realizar suas tarefas com mais precisão e eficiência, evita erros.

Muitos dos documentos contábeis gerados pelas organizações, por exemplo, são documentos fiscais legais. E cometer erros neste tipo de documentação pode colocar o negócio em risco. Por isso, a entrada automatizada de dados é uma iniciativa comum nos setores de contabilidade.

O intuito é zerar a entrada manual de dados, o que praticamente anula a função tradicional da contabilidade. A automação também elimina processos redundantes e otimiza a segurança das informações no armazenamento, reduzindo o número de pessoas que precisam de acesso a sistemas de dados críticos.

Benefícios da automação contábil:

A automação na contabilidade permite coletar, segmentar, analisar e editar dados financeiros da empresa, o que traz muitos benefícios, como os citados abaixo:

– gerenciar a carteira de clientes da empresa com confiabilidade de dados e segurança;

– faz com que o departamento pessoal seja mais dinâmico;

– possibilita que a empresa atenda mais clientes, sem aumentar relativamente a sua operação.

– otimização de processos em uma só tela, como conferência de cálculos, edição de notas fiscais etc;

– agiliza a escrituração fiscal;

– facilita ajustes em balancetes;

Mais vantagens para o seu negócio com a automação contábil

Entradas ou registros específicos em um software de automação contábil podem ser localizados quase que instantaneamente, o que é um alívio para os profissionais da área na hora de revisar ou recuperar documentos. Ou seja, o acesso aos dados é muito rápido.

A automação contábil também disponibiliza sistemas flexíveis, que são adaptáveis às necessidades das organizações. Mas claro que tudo vai depender da qualidade do software utilizado, pois, além da formatação padrão usada para referências fáceis, programas podem oferecer vários modelos para diferentes negócios.

Essas soluções práticas da automação contábil têm levado à crescente demanda das organizações por incorporá-la em seus processos. Afinal, a integração desse tipo de tecnologia, além de ajudar na expansão dos negócios, faz com que as organizações atendam melhor seus clientes, o que gera vantagem competitiva.

Concentração de atividades: CSC

Vale a pena ressaltar que os Centros de Serviços Compartilhados (CSC) são de grande valia para as organizações quando o assunto é concentração de atividades. Afinal, a criação de um setor responsável pela integração de diferentes áreas e processos é muito eficaz para o crescimento de qualquer negócio. Mas esse conceito integrado de trabalho, que surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, enfrenta hoje grandes atualizações com os avanços tecnológicos, cujos benefícios para o core business são excelentes.

Isso porque as novas tecnologias aplicadas ao CSC ajudam na integração de informações relevantes para as empresas e na elaboração de um planejamento estratégico mais assertivo. Sem falar que a pulverização de dados acelera a tomada de decisão dos profissionais de cada área e o foco passa a ser em demandas que realmente agregam valor à corporação. Leia a matéria – Centros de Serviços Compartilhados (CSC): novo conceito beneficia o core business

Para se aprofundar mais sobre esse assunto, participe do Encontro: Shared Services. Clique aqui para saber mais (vagas limitadas).

Gostou deste artigo? Confira mais em nosso blog e compartilhe nas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Open chat
Estamos online!
Olá 👋🏻
Podemos te ajudar?