Os diferenciais competitivos do profissional em busca das melhores Vagas de trabalho__

Mercado de trabalho com diferenciais competitivos, entenda neste artigo o que os profissionais buscam para as melhores vagas de trabalho

Este artigo foi escrito por Alexandre Velilla Garcia, CEO do Cel.lep

Os diferenciais competitivos do profissional em busca das melhores Vagas de trabalho

Com as expectativas de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) na casa dos 2,30%, em 2020, e de 2,50% para o ano que vem, além das projeções de inflação do mercado para este ano abaixo da meta central, de 4%, a economia brasileira acaba dando um sinal de retomada.

 

 

Esta expectativa positiva leva ao recrudescimento da confiança do empresariado, que consequentemente, inicia um processo de revisão de projeções e de recuperação de investimentos, com reflexos significativos no mercado de trabalho em termos de abertura de novas vagas.

Considerando as oportunidades de emprego, é essencial que os profissionais já estejam preparados ou se preparando para a recolocação, a promoção ou o primeiro emprego, em um ambiente de disputa acirrada pelas melhores vagas. Dentro deste contexto, é certo que os mais bem preparados levarão vantagem em relação aos concorrentes.

Em um ambiente de negócios cada vez mais global e digital, comandado pela comunicação entre pessoas de empresas de diversas partes do mundo e pela transformação tecnológica que permeia a Quarta Revolução Industrial, é fundamental que os profissionais entrem nesta briga bilíngues e com fluência da linguagem computacional, obtida através do coding.

Os conhecimentos de um segundo idioma e de programação, considerados habilidades do século XXI, são, certamente, grandes diferenciais competitivos.

O inglês, dada a sua predominância como língua franca contemporânea, é o idioma chave para as pessoas se comunicarem em qualquer lugar do planeta. 

Até por isso, atualmente, cerca de 60% das vagas de trabalho aqui no Brasil já exigem este segundo idioma, segundo estudo da consultoria de recrutamento Page Personnel e, em 2027, o bilinguismo será exigência básica em todas as empresas brasileiras, segundo a mesma pesquisa.

E ainda vale ressaltar que os profissionais fluentes em um segundo idioma, principalmente em inglês, recebem remunerações de 30% a 50% superiores, em média, além de terem muito mais acesso às melhores oportunidades de trabalho.

O bilinguismo é fundamental para que os profissionais conquistem desenvoltura suficiente para uma comunicação clara com pessoas de diversas partes do mundo, e para atuações nos mais diferentes contextos socioculturais, de forma cidadã e com responsabilidade.

 

Nos tempos atuais o inglês é quase que obrigatório, apesar de apenas 5% da população brasileira apresentar algum conhecimento da língua. Há cerca de 20 anos, era tido como um diferencial, como é hoje o conhecimento de programação. De toda forma, tratam-se dos idiomas do futuro capazes de oferecer mais espaços, oportunidades e novas experiências, elevando consideravelmente as chances de sucesso na vida profissional.

A programação, por ser também uma linguagem, estrutura a forma de pensar e fomenta competências como o raciocínio lógico e foco, resiliência, criatividade, capacidade de resolução de problemas e o senso de trabalho em equipe. É necessário que as pessoas aprendam programação o quanto antes, para que, assim, desenvolvam a fluência tecnológica e computacional que as tornem capacitadas para este mundo em transformação.

Segundo a consultoria McKinsey, cerca de 40% das atuais ocupações nos Estados Unidos devem encolher entre agora e 2030 por conta da automação e, ao mesmo tempo, há uma previsão alarmante no Brasil de déficit de 408 mil profissionais de TI já em 2020, segundo a Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro).

 

 

Portanto, diante de todas estas mudanças, além da crescente demanda por tecnologia e por interação com pessoas de diversas partes do mundo, os domínios de inglês e de programação se destacam dentre o conjunto de qualidades para que os profissionais aproveitem desde já as melhores vagas de trabalho.

Gostou deste artigo? Confira mais em nosso blog e compartilhe nas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter