06 meios de pagamentos que não podem faltar no seu negócio

Meios de pagamentos

Confira abaixo os 06 meios de pagamentos mais utilizados no Brasil e suas funcionalidades. Boa leitura!

Desde a percepção de uma necessidade, até a geração de um desejo que, se tudo der certo, torna-se uma compra.

06 Meios de Pagamentos

Jornada:

O consumidor percorre uma longa jornada, que quase sempre inclui um processo detalhado de pesquisa e termina com a escolha de um meio de pagamento.

Neste percurso, o futuro cliente ainda se depara, muitas vezes, com uma gama de possibilidades e escolhas relacionadas aos produtos e serviços disponíveis.

Além da necessidade de analisar o custo-benefício, comparando as diversas opções disponíveis no mercado. Ufa!

Ou seja, antes de comprar o um produto, o prospecto investe tempo e paciência relacionando-se com marca e o mercado.

Agora, imagine chegar ao PDV e descobrir que, após tanta expectativa, o estabelecimento está impossibilitado de receber a bandeira de cartão de crédito do consumidor, ou que o número de parcelas sem juros ofertada não se encaixa no orçamento do cliente?

Neste cenário, a sensação de frustração é inevitável.

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Compras Online

Nas compras online não é diferente.

Chegar ao checkout virtual e não conseguir resgatar a senha, completar o cadastro ou gerar o boleto de pagamento são apenas alguns dos problemas referentes à má escolha dos meios de pagamento.

Estes são alguns motivos que podem encerrar o processo de compra antes mesmo que ele seja concluído.

Estes erros acontecem porque, muitas vezes, o ponto da jornada do cliente que diz respeito ao pagamento é negligenciado.

Por isso, é importante lembrar que, por mais que o cliente se encante com o produto e deseje adquiri-lo, a relação de compra e venda só será consumada após a efetivação do pagamento.

Outro ponto importante é que a multiplicidade de canais de pagamento favorece a atração e a fidelização dos clientes.

Em função disto, a jornada de pagamento deve ofertar ao consumidor múltiplas opção para a efetivação da compra.

Confira abaixo os meios de pagamentos mais utilizados no Brasil e suas funcionalidades.

    1. Dinheiro/Cash
    2. Boleto
    3. Débito em conta
    4. Cartão de crédito
    5. NFC e Contactless
    6. Facilitadores de pagamento

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01 – DINHEIRO

Embora o universo dos meios de pagamento off-line pareça dominado pelas maquinetas de pagamento eletrônico, de acordo com a pesquisa:

O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, divulgada em 2018 pelo Banco Central, esta ainda é a modalidade de pagamento mais utilizada no Brasil em estabelecimentos físicos.

Realizar o pagamento em dinheiro apresenta algumas vantagens interessantes tanto para a empresa quanto para clientes.

Enquanto o cliente aumenta seu poder de negociação, por exemplo, o empresário incrementa o fluxo de caixa.

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02 – BOLETO BANCÁRIO

Considerada uma forma de pagamento à vista, o boleto é um título de cobrança gerado por um software especializado ou por uma instituição bancária.

Nesta modalidade de pagamento, quando o pagamento é registrado, a instituição financeira repassa o valor da mercadoria para a conta da empresa, descontando a taxa de serviço.

O boleto bancário é uma forma de pagamento que pertence majoritariamente ao universo das compras online.

Embora seu uso também seja recorrente para o pagamento de serviços ou taxas, especialmente as atreladas ao governo. 

Entre as vantagens do boleto bancário estão a redução de fraudes por uso de cartões de crédito e débito.

E conta também com ampliação às compras online para a parcela da população que, por algum motivo, está sem acesso ao mercado de cartões. 

Um ponto negativo para o comerciante é que, embora seja uma modalidade de pagamento à vista, o gap entre a geração do boleto e o prazo de pagamento pode contribuir para o aumento da taxa de desistência.

Confira abaixo os meios de pagamentos mais utilizados no Brasil e suas funcionalidades.

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03 – CARTÃO DE DÉBITO

É um meio de pagamento eletrônico cuja principal funcionalidade é a dedução do valor de uma compra diretamente na conta bancária do titular do cartão.

É considerada uma forma de pagamento à vista, que pode ser utilizada tanto nos meios on ou offline.

Para o comerciante, uma das vantagens desta forma de pagamento é o favorecimento das compras por impulso.

Sem contar que a taxa cobrada pela administração de serviço é mais baixa em relação a taxa descontada no pagamento via cartão de crédito.

Já para o consumidor, é uma possibilidade de desfrutar dos benefícios de uma compra à vista sem o risco de andar com o dinheiro de papel em mãos.

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04 – CARTÃO DE CRÉDITO

Considerada uma das formas de pagamento mais versáteis.

O cartão de crédito está entre um dos principais meios de pagamento no Brasil.

Com ele, é possível pagar à vista (o famoso “para o vencimento”) ou de forma parcelada, de acordo com as condições ofertadas.

No caso de compras em estabelecimentos físicos, também dá ao consumidor a possibilidade de não carregar o dinheiro de papel em mãos.

Além de ser uma forma facilitada de acesso ao crédito.

Já uma vantagem exclusiva das compras online é o “compre com um click”.

Pois, uma vez que os dados do cartão são cadastrados, basta um apertar um botão para efetuar a compra, proporcionando uma maior praticidade na hora do pagamento.

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5 – NFC E CONTACLESS

Assim como outros métodos de micro pagamento, o Contactless ainda é pouco utilizado no Brasil.

Sua tecnologia de comunicação sem fio, permite a troca de informação através da aproximação de dispositivos sem que o usuário precise digitar senha ou clicar em botões.

É um meio de pagamento utilizado exclusivamente no meio físico e possui trêsde transmissão:

∼ Passiva: quando apenas gera o sinal de conexão para outro dispositivo;

∼ Ativa: com os dois dispositivos enviando e recebendo dados e P2P.

Funciona assim, aparelhos dois comunicam-se entre si e realizam a transação, necessariamente sem envolverem um intermediário.

Isso faz com que o dinheiro fique disponível mais rapidamente.

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6 – FACILITADORES DE PAGAMENTO

São sistemas de pagamento que funcionam exclusivamente online e permitem que o processo de liquidação de débitos seja “terceirizado”.

Desta forma, o intermediador faz a ponte entre a loja virtual e os bancos (ou adquirentes).

Esta forma de conciliação financeira simplificada facilita a vida dos empresários.

Ela também permite que as lojas virtuais que não possuem sistemas próprios de pagamento e ofereçam uma opção segura de transação comercial.

Outra facilidade é a integração simplificada, que permite a utilização do serviço a partir da realização de um cadastro.

Também oferecem proteção conta crimes virtuais e a antecipação dos valores a receber, fortalecendo o fluxo de caixa.

Porém, tantas facilidades têm um custo.

Comparado ao investimento necessário para a criação de um sistema de pagamento do zero, incluindo o sistema de segurança, faz desse percentual uma vantagem interessante, especialmente para micro e pequenas empresas.  

E agora?

Então, será que vale mesmo a pena investir na diversificação dos meios de pagamento?

Os especialistas afirmam que sim, pois pensar na diversidade de meios de pagamento é, antes de tudo, pensar na comodidade e na liberdade do cliente.

É importante lembrar também que o processo de pagamento também faz parte da jornada e da experiencia do cliente.

Além disso, com o crescimento das compras online, especialmente via smartphones, associado à necessidade cada vez maior de proporcionar segurança na hora do pagamento,

Investir em plataformas ou sistemas que ampliem a sensação de segurança e facilitem o processo de pagamento tem um potencial cada vez maior de tornar-se um diferencial na hora de efetivar a compra.

Atualmente, as principais formas de pagamento, sejam elas on ou offline, apontam para uma evolução tecnológica ainda mais profunda, que merece ser acompanhada no detalhe. 

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