Desde os antigos formulários de papel ao rastreamento, Análise de Dados, via internet, muita coisa mudou. As empresas nunca tiveram acesso à tanta informação quanto hoje e esse mercado nunca movimentou tanto dinheiro. De acordo com dados da International Data Corporation (IDC) de 2019, o mercado de Data & Analytics deve chegar à marca dos US$ 203 bilhões em 2020. Por isso, queremos te mostrar alguns motivos para utilizar a Análise de Dados.
Mas afinal, por que a análise de dados é tão importante hoje?
A análise de dados é responsável, entre outras coisas, pela otimização de processos que levam a três fatores essenciais para a manutenção ou ampliação da vantagem competitiva nas corporações.
Veja os 3 motivos que separamos para você:
Estes são os motivos para utilizar análise de Dados na sua companhia:
- Redução de custos;
- Agilidade na tomada de decisões;
- Desenvolvimento de novos produtos.
Existem algumas vantagens na utilização de análise de dados, uma delas é usar dados em nuvem para a reduzir custos, por exemplo, o que vai além de apenas promover o melhor acesso às estatísticas da empresa e do cruzamento de dados. Quais seriam outras vantagens?
5 vantagens: foco em redução de custos e agilidade da tomada de decisões:
- A análise aprofundada de dados permite identificar a situação atual da sua empresa e da equipe de colaboradores;
- Permite, também, visualizar o montante investido e o retorno dessas ações e mitigar focos de perda de recursos;
- Além disso, a própria digitalização dos dados já promove uma economia no armazenamento e no gerenciamento das informações;
- Com as informações mais acessíveis e organizadas, é possível exibi-las em forma de gráficos, planilhas ou outros tipos de relatório, fazendo o cruzamento de dados com mais facilidade e, a partir disso, identificando formas eficientes de fazer negócio;
- A velocidade na tomada de decisão também é otimizada e permite nortear as decisões com base em dados e estimativas reais, reduzindo riscos e perdas.
A Amazon é um exemplo clássico disso. Uma das pioneiras da cultura baseada em dados, a empresa vem diversificando seus catálogos de produtos e serviços para atender às demandas do mercado e ganhar espaço entre suas concorrentes. Serviços como o Amazon Web Services e o Amazon Prime são resultados diretos dessa estratégia.
Por que utilizar Análise de Dados no desenvolvimento de novos produtos?
- Os dados geram informações que avaliam as reais necessidades dos seus clientes, com estes dados é possível originar conhecimentos para satisfazer essas necessidades;
- É possível, também, gerar soluções cada vez mais personalizadas, de acordo com os dados coletados de seus clientes;
- É importante tomar decisões com base em dados e não em gostos pessoais ou pré-estabelecidos na companhia. O uso de dados ajuda a justificar, portanto, as decisões de cores, tamanhos, estilos de serviços, etc;
- Coletando dados é possível manter o que deu certo e focar apenas no que deu errado, maximizando os esforços e minimizando o tempo perdido na produção de novos produtos.
Seja para usuários ou empresários, o fato é que vivemos uma intensa troca de dados em tempo real que nos permite otimizar processos e resultados, oportunizando desde a gestão de uma rotina dentro de casa até as grandes decisões em uma companhia em expansão.
Aprender a lidar com esse turbilhão de informações pode ser o maior diferencial que você e sua empresa podem desenvolver para a criação de um futuro cada vez mais sólido. Portanto, reconheça o papel da análise de dados e utilize em seu favor.
Share on linkedin
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Discuta sobre dados:
Conheça o Data Analytics Innovation, um encontro corporativo em parceria com a Harvard Business Review Brasil para discussões deste tema.