É possível inovar no desenvolvimento dos colaboradores e engajá-los à distância?

Inovar no desenvolvimento dos colaboradores

Por Bianca Carmignani, Senior HR Business Partner da Nespresso – É possível inovar no desenvolvimento dos colaboradores e engajá-los à distância?

A área de Gestão de Pessoas vem passando por muitas mudanças nas últimas décadas. Conhecida previamente como uma área que era extremamente burocrática, agora tem um papel fundamental na comunicação interna, desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, além da atração e retenção de talentos. Com a pandemia, aqueles poucos processos que ainda não estavam digitalizados ganharam um empurrãozinho, mas, por outro lado, assim como diversas áreas, precisamos nos reinventar para atender o colaborador e gerar uma experiência positiva no ciclo de vida na empresa, mesmo estando longe dos colegas e do escritório. Com isso, nesse novo cenário, acompanhamos uma mudança grande na forma de realizar treinamentos e capacitação em diversos tipos de plataformas.

Segundo levantamento realizado pela Universidade de Denver sobre os benefícios de plataformas de aprendizagem baseadas em jogos no desempenho dos colaboradores, os principais resultados dos profissionais que utilizavam games no treinamento foram: Conhecimento das informações técnicas necessárias para o trabalho 11% maior do que aqueles que usaram outros métodos de aprendizagem; Habilidade para executar o trabalho 14% maior do que os colaboradores que não utilizaram os games para o treinamento determinado pela pesquisa. Os profissionais que usaram games também retiveram mais informações e apresentaram maior compreensão das habilidades necessárias para ter sucesso em seu cotidiano de trabalho e se sentiram mais confiantes sobre suas habilidades.

Exemplo de como inovar no desenvolvimento dos colaboradores

Um exemplo de mudança recente é o da Nespresso, que valoriza a capacitação dos seus colaboradores, seu maior bem, por meio da formação e desenvolvimento, a companhia prioriza pela qualidade em todos os pontos de contato com o consumidor, para isso, o treinamento é essencial. O maior desafio, não só da companhia, como também da área de Gestão de Pessoas – que também é um dos mais importantes -, é em como engajar o colaborador. No caso da companhia está no profissional da linha de frente, nas Boutiques, para que sejam agentes disseminadores de experiências e transmitam o DNA da marca ao consumidor.

Para isso, a Nespresso decidiu adotar uma metodologia lúdica na educação corporativa e lançou o App Boost, uma nova plataforma estratégica de treinamentos onde o colaborador poderá acessar todos os conteúdos em um único lugar. Essa estratégia promove o protagonismo do colaborador na aprendizagem, pois pode realizar os treinamentos quando julgar melhor e também permite que ele acesse os conteúdos de onde estiver, pelo celular. Os colaboradores recebem diversos conteúdos em formas variadas, como vídeos, testes e até mesmo competições e podem desafiar outros colegas ou gestores, para competirem sobre o maior domínio dos temas. Essa metodologia possibilita maior engajamento entre os participantes também contribui para motivar os colaboradores a realizarem os treinamentos.

Com a pandemia, tudo se tornou ainda mais difícil, somado ao fato de que a Nespresso lança constantemente novidades. Dessa forma, é essencial inovar com treinamentos curtos, rápidos, dinâmicos e eficazes para que o público tenha aderência imediata. Por meio de estudo do perfil dos colaboradores que trabalham nas Boutiques, a empresa constatou que são pessoas jovens, acostumadas com aplicativos no celular e conectadas, então pesquisamos novas formas de treinamento, que atraíssem a atenção e engajamento deles nesse universo mobile. Além disso, segundo relatório publicado em julho deste ano do App Annie Intelligence, o Brasil é o país onde as pessoas mais gastam tempo em aplicativos de celular em todo o mundo, passando, em média, 5,4 horas por dia nos aparelhos.

Com mais de 30 Boutiques distribuídas pelo Brasil inteiro, a companhia constatou que poderia aprimorar ainda mais os treinamentos à distância e lançou no começo do ano o aplicativo. A plataforma já conta com quase 300 colaboradores conectados. O objetivo é atingir 70% dos nossos colaboradores e depois focarmos em estratégias para o crescimento em horas de permanência e avaliação de pontuação dos colaboradores, além de expandir o aplicativo com conteúdos específicos de todas as áreas.

Em um mercado cada vez mais conectado e competitivo, é natural que surjam novas funcionalidades e outras sejam extintas. A digitalização dos processos de RH já é uma realidade, e o que se espera para o futuro é que a inovação permaneça em movimento ascendente, mas sempre ouvindo e buscando atender da melhor forma (e também, por que não, mais divertida) o nosso público: os colaboradores.

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