ESG: sigla em inglês para “environmental, social and governance”, cujo termo é utilizado para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Também tem sido usado para investimentos com critérios de sustentabilidade. Afinal, organizações cuja missão é tornar os negócios mais sustentáveis e com menor impacto ao meio ambiente estão na mira dos investidores.
Ou seja, esses três pilares (environmental, social and governance) são utilizados para mensurar se uma empresa é realmente uma opção viável de investimentos sustentáveis, o que amplia a perspectiva de análise do negócio para além das métricas financeiras.
Por isso, a importância do ESG para atestar que a organização possui total compreensão dos impactos gerados pelos seus negócios perante todo o seu ecossistema de relacionamento. Vale ressaltar que a incorporação do ESG ao modelo de negócios das organizações reforça que propósito e lucro são indissociáveis.
ESG: conceito influência consumidores e mercado financeiro
No mundo todo, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com questões relacionadas à responsabilidade social e com a postura das empresas frente ao tema. Com isso, a cobrança por ações de sustentabilidade tem se tornado maior, o que exige que as organizações ampliem suas perspectivas para além das métricas financeiras e passem a considerar seus impactos sociais e ambientais.
Isso porque dificilmente um investidor apostará suas fichas em empresas que não se esforçam para reduzir seus impactos no meio ambiente e nas comunidades e que não se importam com o bem-estar dos seus colaboradores. Sem falar que o consumidor de hoje valoriza marcas “sustentáveis”, que, além de se preocuparem com a preservação ambiental, adotam medidas ecologicamente corretas em toda sua rotina.
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Selo ESG
Mas para conseguir o selo ESG, que é uma forma de atestar que uma empresa pratica realmente ações voltadas aos princípios de Governança e socioambientais, a organização tem que seguir várias exigências.
Claro que os critérios variam de acordo com o setor de atuação da empresa, pois cada um tem suas particularidades. Abaixo, você vai conferir um resumo do que geralmente é levado em consideração para se conseguir o selo ESG.
Ambiental, neste critério as exigências são:
- Gestão de resíduos;
- Política de desmatamento;
- Uso de fontes de energia renováveis pela empresa;
- Posicionamento da empresa em relação à questões de mudanças climáticas;
- Processos dedicados a reduzir ou eliminar a poluição do ar ou da água decorrentes de suas operações;
- Logística reversa de produtos;
- Política de negociação com fornecedores
Social, neste critério as exigências são:
- Prezar pelo bem-estar dos colaboradores
- Existe algum tipo de plano de previdência para os funcionários?
- Em que nível se dá o envolvimento dos funcionários com a gestão da empresa?
- Benefícios e vantagens oferecidos aos colaboradores, além de programas de treinamentos.
- Direitos humanos: a empresa assume uma posição pública ou política sobre essas questões?
- Como é a gestão do relacionamento com o cliente e quais ferramentas e processos a empresa disponibiliza para medir a sua satisfação?
- Existe uma política corporativa clara que incentive a diversidade, a inclusão e que busque prevenir o assédio sexual?
- Existe uma declaração de missão da organização?
Governança
Já se tratando de Governança, será avaliado se a gestão executiva e o conselho administrativo atendem aos interesses de todos, ou seja, colaboradores, acionistas e clientes.
Abaixo, outros critérios importantes a serem avaliados se tratando de Governança.
- Transparência financeira e contábil
- Relatórios financeiros completos
- Remuneração dos acionistas
- Independência, equidade e diversidade nos conselhos
- Integridade e práticas anticorrupção
- Gestão de riscos
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