Saber os principais motivos para falhas de DevOps é um diferencial competitivo. Afinal, em 2030, segundo pesquisa da Mckinsey , “as empresas perderão cerca de $650 bilhões como resultado de paralisações de sistemas e falhas de segurança”, afirma Raphael Costa, diretor de engenharia do PAGSEGURO UOL, ao ministrar palestra no Encontro SAB CIO, realizado em agosto passado pela EBDI.
O executivo acrescenta que “o Gartner prevê que até 2022, 75% das iniciativas de DevOps falharão em atender às expectativas devido a problemas relacionados ao aprendizado e à mudança organizacional”.
Vale ressaltar que DevOps é a junção das palavras “development” (Dev) e “operations” (Ops) para descrever a combinação de filosofias culturais, metodologias, ferramentas e práticas que visam a integração das áreas de desenvolvimento (desenvolvedores de softwares), operações (sysadmin ou infraestrutura) e controle de qualidade (QA – Quality Assurance).
No relatório, George Spafford, analista diretor sênior do Gartner, identifica os cinco principais motivos para falhas de DevOps e como os líderes de I&O podem evitá-los.
Falhas de DevOps
Abaixo, confira os principais motivos para falhas de DevOps, segundo George Spafford:
1 – DevOps não fundamentado no valor do cliente
“As organizações geralmente lançam esforços de DevOps com consideração insuficiente dos resultados de negócios. Os líderes de I&O precisam garantir que a equipe e os clientes se conectem com o termo ‘DevOps’ e o valor que ele trará, antes de introduzir a iniciativa.”
Solução: Use o marketing para identificar, antecipar e entregar o valor do DevOps de uma maneira que faça sentido para os negócios. “Os líderes de I&O devem buscar refinar sua compreensão do valor do cliente em um negócio em andamento para desenvolver capacidades e permitir ainda mais mudanças organizacionais”, diz Spafford.
2 – Mudança organizacional não gerenciada
“Na pesquisa de DevOps da Gartner 2017, 88% dos entrevistados disseram que a cultura da equipe estava entre os três principais atributos relacionados a pessoas com maior impacto na capacidade de sua organização de dimensionar o DevOps. No entanto, as organizações ignoram a importância de envolver sua equipe com a próxima mudança e, em vez disso, concentram os esforços nas ferramentas de DevOps.”
Solução: “As ferramentas não são a solução para um problema cultural, diz Spafford. Identifique candidatos com a atitude certa para adotar práticas de DevOps. Indivíduos que demonstram os valores centrais do trabalho em equipe, responsabilidade e aprendizado ao longo da vida serão fortes jogadores de DevOps.”
3 – Falta de colaboração X falhas de DevOps
“Esforços de DevOps bem-sucedidos exigem colaboração com todas as partes interessadas. Na maioria das vezes, os esforços de DevOps são limitados a I&O. As organizações não podem melhorar seu tempo de retorno por meio de grupos descoordenados ou focados exclusivamente em I&O.”
Solução: Quebre as barreiras e crie uma atmosfera de equipe. Equipes variadas devem trabalhar juntas, e não em silos descoordenados, para otimizar o trabalho. “Isso pode começar com a procura de um executivo que possa conduzir as equipes e defender o esforço”, diz Spafford.
4 – Tentando fazer muito rápido
“É importante perceber que uma abordagem big-bang – em outras palavras, lançar o DevOps em uma única etapa – vem com um enorme risco de falha. O DevOps envolve muitas variáveis para que esse método seja bem-sucedido em uma grande organização de TI.”
Solução : “Use uma abordagem incremental e iterativa para implementar o DevOps para permitir que a organização se concentre em melhorias contínuas e garanta que todos os grupos estejam colaborando. Spafford recomenda começar com um grupo politicamente amigável para socializar o valor do DevOps e reforçar a credibilidade da iniciativa.”
5 – Expectativas irreais de DevOps
“Semelhante à luta para fundamentar as iniciativas de DevOps no valor do cliente, existe uma desconexão em muitas organizações entre as expectativas de DevOps e o que ele realmente pode oferecer.”
Solução: “Gerencie as expectativas concordando com objetivos e métricas. Use o marketing para identificar, antecipar e satisfazer o valor do cliente de maneira contínua. O gerenciamento de expectativas e o marketing são esforços contínuos, não um caso único.”
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