Procrastinação: porque nossa produtividade é tão baixa?

Procrastinação

Por Christine Salomão, jornalista – diretora de conteúdo da ebdi. Procrastinação X produtividade.

A procrastinação é um problema comum que afeta a produtividade de muitas pessoas. “É um inimigo invisível, uma força que nos arrasta para longe das tarefas importantes e nos impede de alcançar nossos objetivos. É um hábito profundamente arraigado que muitas vezes surge da ansiedade, medo do fracasso ou da falta de clareza sobre nossas prioridades”, ressalta Charles Duhigg, autor de “O Poder do Hábito: Por Que Fazemos o que Fazemos na Vida e Nos Negócios”.

Segundo Duhigg, “se queremos ser produtivos e alcançar nossos objetivos, devemos aprender a identificar e superar as causas subjacentes da procrastinação, e desenvolver a disciplina necessária para manter o foco e seguir em frente, mesmo quando as tentações da procrastinação se apresentarem.”

Além disso, devemos ficar atentos, pois a procrastinação pode levar ao aumento do estresse e da ansiedade. Isso porque o adiamento de tarefas importantes só acumula ou diminui o prazo de fazermos o que é necessário, o que causa uma sensação de pressão e ansiedade. Sem falar que pode afetar a produtividade, pois ao adiar tarefas, as pessoas perdem a oportunidade de aproveitar o tempo livre e de trabalhar de forma eficiente.

A procrastinação pode afetar a saúde mental

A procrastinação também pode afetar a saúde mental. Afinal, ao adiar tarefas importantes que comprometem o sucesso profissional e pessoal, as pessoas acabam alimentando sentimentos de culpa e inutilidade. O que pode  levar a uma diminuição da autoestima e da autoconfiança.

Abaixo, algumas razões pelas quais procrastinamos:

Falta de motivação: quando não estamos motivados para realizar uma tarefa, é mais fácil adiar a sua conclusão.

Medo do fracasso: temos medo de falhar em uma tarefa e não queremos enfrentar essa possibilidade.

Sobrecarga de trabalho: quando temos muitas tarefas a realizar, pode ser difícil decidir por onde começar e acabamos adiando tudo.

Dificuldade em se concentrar: se tivermos dificuldades em nos concentrar em uma tarefa, podemos ser tentados a adiá-la.

Distrações: com a grande quantidade de informações e estímulos disponíveis em nossos dispositivos eletrônicos, é fácil se distrair com coisas menos importantes.

Mas existem várias estratégias que podem ser adotadas no dia a dia para superar a procrastinação. Para começar, as pessoas precisam se mover por um propósito de vida e definir metas claras e específicas para alcançar seus objetivos.

Em contrapartida, também é muito importante que as pessoas procurem ajuda de um profissional qualificado para vencer a procrastinação. Às vezes, principalmente no mundo acelerado de hoje, é muito difícil identificarmos sozinhos o que nos leva a sabotar nossos objetivos, como o medo do fracasso ou outras questões emocionais.

A seguir, algumas dicas para combater a procrastinação:

– Definir objetivos claros e realistas para as tarefas que precisamos realizar;

– Estabelecer prazos realistas para a conclusão das tarefas;

– Dividir as tarefas em etapas menores e mais gerenciáveis;

– Eliminar as distrações e criar um ambiente de trabalho mais focado;

– Praticar a autodisciplina e a força de vontade para superar a tentação de procrastinar.

– Utilizar ferramentas de gerenciamento de tempo, como cronogramas e listas de tarefas.

Gestão de tempo é uma habilidade crucial para o sucesso

A gestão de tempo é uma habilidade crucial tanto para o sucesso profissional quanto para o crescimento pessoal. Quando somos capazez de gerenciar de forma eficaz nosso próprio tempo, nos tornamos mais produtivo e conseguimos alcançar nossos objetivos mais rapidamente.

No ambiente profissional, por exemplo, a gestão de tempo pode ajudar a melhorar a eficiência e a eficácia do trabalho, permitindo que concluamos as tarefas importantes dentro do prazo e com qualidade. Isso contribui para que alcancemos melhores resultados, o que aumenta nossa satisfação no trabalho.

Já na vida pessoal, a gestão de tempo pode ajudar a equilibrar as diversas atividades e responsabilidades. E isso provoca uma sensação de “dever cumprido”, de realização e felicidade, pois a definição de prioridades contribui para que sejamos pessoas bem-sucedidas.

Algumas dicas para melhorar a gestão de tempo são:

– Faça uma lista de tarefas diárias;

– Priorize as tarefas mais importantes e urgentes;

– Estabeleça prazos realistas (que possam ser cumpridos);

– Aprenda a dizer “não” quando for necessário;

– Use ferramentas de gestão de tempo (aplicativos de cronômetro e listas de tarefas);

– Faça pausas regulares para recuperação e descanso;

– Organize seu espaço de trabalho para maximizar sua produtividade.

Leia também: Quebre suas crenças limitantes. Clique aqui.

COMPARTILHE: