Por Christine Salomão, jornalista – diretora de conteúdo da ebdi: Adoção de IA: empresas brasileiras se destacam na América Latina
Empresas brasileiras se destacam na América Latina na adoção de IA. “O país é o mais avançado da região no uso da Inteligência Artificial (IA)”, revela a pesquisa: “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA”, elaborada pelo IDC a pedido do SAS, para mapear a adoção de soluções data-driven no mercado latino-americano.
De acordo com a pesquisa, “63% das empresas brasileiras que têm soluções de dados e analytics utilizam IA. E o objetivo de sete entre dez companhias nacionais com o uso de IA é melhorar a habilidade de análise de dados históricos para ter insights preditivos”.
Para André Novo, country manager do SAS no Brasil, “os dados revelam uma maturidade das empresas brasileiras em relação à transformação digital como meio de se tornarem mais competitivas, prevendo os próximos cenários e gerando novas oportunidades de negócios.”
Tanto que 90% das empresas brasileiras, segundo o estudo, “investem em dados e analytics com o objetivo principal de identificar tendências e padrões de consumo, percentual superior à média da América Latina, de 60%. “A pesquisa mostra que grande parte do mercado nacional já sabe que só conseguirá conhecer melhor seus consumidores por meio de soluções robustas de análise de dados”, analisa Novo.
Em termos técnicos, revela a pesquisa, “o principal driver apontado para a adoção de dados e analytics é a confiabilidade e segurança, apontada por 84% dos brasileiros, enquanto na América Latina como um todo, o percentual é menor (73%). E, na hora de escolher uma solução, o principal fator levado em conta é um forte sistema de suporte técnico, apontado por 56% dos entrevistados.”
Adoção de IA: IDC entrevistou 333 companhias em 8 países da América Latina
Para a elaboração do relatório, o IDC entrevistou 333 companhias de diversos segmentos e portes em oito países da América Latina, entre eles México, Chile, Argentina e Brasil. “86% das empresas entrevistadas na região já utilizam solução de dados e analytics. Porém, para algumas análises, 38% ainda utilizam apenas planilhas, o que mostra que há muito espaço para crescimento”, aponta Fabio Martinelli, Analyst Enterprise, Data & Analytics do IDC.
Platform as a Service (PaaS) é o modelo preferido para implantar soluções de dados e analytics: “46% das empresas da América Latina estão planejando usar uma nuvem pública nos próximos 12/24 meses”, informa a pesquisa.
Abaixo, confira cinco principais tendências sobre o uso de Inteligência Artificial para este ano, segundo o time de especialistas do SAS:
IA entra em uma fase “menos é mais”
“A inteligência artificial proliferará à medida que as organizações perceberem que “menos é mais”, e, silenciosamente, desviarem o foco da inovação “por atacado” como um objetivo. Em vez disso, a IA será aplicada a um espectro mais amplo de pontos de decisão e ações menores, cujo impacto coletivo é maior do que a soma das partes.
Assim, paradoxalmente, há uma transformação cada vez mais ousada à medida que as organizações e seus funcionários se tornam amplamente conscientes e confortáveis usando essas tecnologias.”
IA reconhecerá todos os vieses
“As discussões em torno do viés da tecnologia geralmente envolvem apenas o lado negativo – e como evitar que esses vieses causem danos. Agora em 2023, a indústria tende a examinar a possibilidade de viés positivo – e se podemos injetá-lo na IA para ajudar a moldar um mundo com mais equidade.”
Hospital com IA torna-se realidade
“Os principais hospitais e outras organizações do setor de saúde do mundo mostraram como o hospital com a IA pode se tornar realidade trazendo inteligência e análise para a beira do leito. A IA multimodal impulsionará a descoberta de sinais e insights em vários fluxos de dados paralelos, como imagem, genômica e registros clínicos.
Essa tendência permitirá que outros players do setor sigam o exemplo e procurem IA conectada para melhorar a tomada de decisões clínicas, obter sistemas de alerta precoce em ambientes de cuidados críticos e monitorar a adesão a importantes protocolos.”
Empresas estabelecerão diretrizes perante reguladores
“Em 2022, a indústria de tecnologia começou a se unir para discutir questões de ética na IA. Em 2023, empresas tendem a se voluntariar para assumir diretrizes e começar a estabelecer por si mesmas quais são seus limites para riscos e princípios específicos antes das regulamentações governamentais. Porém, isso só funcionará se a indústria continuar a desmistificar a Inteligência Artificial com exemplos claros e definições padrão que reduzam o medo em torno da tecnologia.”
Democratização de data science para operacionalizar IA
“A demanda por cientistas de dados cresceu e as empresas disputam os melhores talentos, o que leva à dificuldade em colocar modelos em produção para operacionalizar a Inteligência Artificial. Ao mesmo tempo, as organizações estão reconhecendo que a ciência de dados não é mais uma habilidade apenas para poucos técnicos e todos devem ser capacitados para trabalhar com dados confortavelmente.”
Leia também: O futuro transformador da IA generativa nas empresas