Por Christine Salomão, jornalista – diretora de conteúdo da ebdi. Inteligência Artificial e seus impactos nas empresas na próxima década.
A Inteligência Artificial (IA) é considerada um dos pilares dos negócios do futuro, pois cada vez mais a tecnologia caminha visando simular a capacidade humana de pensar, tornando sistemas computacionais aptos a aprender, interpretar e até mesmo raciocinar, a ponto de tomar decisões de maneira semelhante aos seres humanos.
E as estatísticas reforçam essa afirmação, uma vez que o mercado de Machine Learning, uma subcategoria da IA, movimenta atualmente cerca de USD 25 bilhões e é projetado para atingir impressionantes USD 225 bilhões até 2030, de acordo com a Fortune Business. Portanto, é inegável que a IA desempenhará um papel cada vez mais crucial no sucesso e no crescimento das empresas.
De acordo com o relatório divulgado recentemente pela Accenture: Technology Vision 2023, a IA generativa e outras tecnologias em rápida evolução indicam um novo futuro para os negócios. Até porque o rápido crescimento do ChatGPT, segundo o Estudo, despertou a atenção do mundo todo para o poder da IA generativa em aumentar a capacidade humana.
A Accenture sinaliza que “40% de todas as horas trabalhadas serão amparadas, ou aumentadas, por IA baseada em linguagem. Entre os líderes de negócios, 98% dos entrevistados concordam que os modelos de fundação de IA desempenharão um papel importante nas estratégias de suas organizações em uma média de três a cinco anos”.
“A próxima década será definida por três megatendências no mundo da tecnologia – a nuvem, o metaverso e a IA – que, juntas, irão acabar com a distância entre os mundos físico e digital”, explica Paul Daugherty, diretor executivo para Accenture Technology. “A IA generativa terá um impacto abrangente e isso exigirá investimentos significativos em dados, pessoas e personalização de modelos para atender as necessidades únicas de cada empresa. Por isso, os líderes que querem se beneficiar de todo o seu potencial precisam agir agora,” acrescenta o executivo.
Inteligência Artificial: tendências
A seguir, quatro tendências fundamentais identificada pelo relatório “para quem quer acessar essa nova realidade compartilhada”:
• IA generativa – os extremos e as possibilidades da inteligência: Ao promover a capacidade humana como uma espécie de copiloto, parceiro criativo ou consultor, quase todos os executivos concordam que a IA generativa será capaz de estimular a criatividade e inovação de forma significativa (98%) e dará início a uma nova era de inteligência empresarial (95%);
• Identidade digital – ID para todos e tudo: A capacidade de autenticação de usuários e ativos digitais – a base para quem deseja cruzar os mundos digital e físico – já é vista por 85% dos executivos como um imperativo estratégico de negócios, não uma mera questão técnica;
• Seus dados, meus dados, nossos dados – transparência será seu recurso mais precioso: A IA só poderá atingir todo o seu potencial depois que as empresas compreenderem os dados. Em outras palavras, é preciso acabar com o agrupamento de dados e modernizar as bases. Na verdade, 90% dos executivos acreditam que os dados estão se tornando um importante diferencial competitivo em organizações de todos os setores;
• Eterna fronteira – o big bang da computação e da ciência: Com ciclos de feedback entre ciência e tecnologia cada vez mais curtos, 75% dos entrevistados acreditam que será possível começar a desvendar os grandes desafios da humanidade.
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