Diante da necessidade de processos de gestão e de backoffice mais eficientes, muitas empresas adotaram e a investiram no Centro de Serviços Compartilhados.
Este artigo foi escrito por Pedro Arruda, Diretor Comercial da Accesstage, especialmente para a ebdi.
A tecnologia cada vez mais presente nos CSC’s
Diante da necessidade de tornar seus processos de gestão e de backoffice mais eficientes e fazer frente, muitas empresas passaram a adotar e a investir no Centro de Serviços Compartilhados.
E desde que esse conceito de trabalho, que baseia-se em uma estrutura gerencial que busca eficiência, geração de valor, redução de custo e melhoria nos serviços para clientes internos da empresa, veio à tona, o mercado vem sofrendo rápidas mudanças e evoluções nos últimos tempos.
Qualidade e produtividade no CSC são fundamentais, mas adaptar e se reinventar são as palavras de ordem nesse cenário de transformações.
A Pesquisa Global de Serviços Compartilhados 2017, realizada pela consultoria Deloitte com mais de 300 organizações de todo o mundo para compreender os principais desafios dos CSCs a partir de 2018, revela alguns dados bem interessantes.
O cenário e o futuro dos Centro de Serviços Compartilhados
Para um cenário de futuro dos CSCs:
- 63% das empresas participantes da pesquisa pretendem utilizar robótica nos próximos três a cinco anos;
- 5% acreditam que o uso de Robótica e Automação de Processos (RPA) entregará até 20% de economia, em média, a seus respectivos negócios;
- E, por fim, as empresas estão procurando novas formas de criar e capturar valor por meio de iniciativas como melhoria contínua, robótica e analytics.
De acordo com outra pesquisa do Grandview Research, o mercado de CSCs registra um CAGR (taxa de crescimento anual composta) médio de 30% nos últimos três anos e deverá se consolidar entre as empresas de grande e médio porte até 2022.
Assim, definitivamente, é preciso ter um novo olhar para toda essa transformação que já estamos vivendo e que deverá ser intensificado em curto espaço de tempo.
Os motivos para apostar nesse modelo vão muito além da redução de custos, existe ainda o benefício do conhecimento compartilhado.
Vantagens dos CSC’s:
Veja o caso do setor de Compras, por exemplo:
As áreas das empresas demandam a aquisição de diferentes produtos e serviços e, nem sempre, a compra é feita de forma unificada e estruturada.
Ao manter essa atribuição ao CSC, todas são realizadas pelo mesmo departamento e time.
Logo, é possível planejar o quê e quando comprar – o que facilita a conquista de descontos e outros benefícios da aquisição em larga escala.
Quantos não são os bancos com os quais uma única companhia tem contato?
Como ter a visão do todo com agilidade se o time financeiro precisa acessar os extratos de todas as contas corrente?
E se não há agilidade, como conseguir tomar decisões estrategicamente acertadas?
Pense no caso dos pagamentos a diversos fornecedores ou na conciliação de todos os recebíveis da companhia. A quantidade de informação que deve ser trabalhada nessas operações é absurda.
Fora o tempo dedicado da equipe do financeiro a essas atividades operacionais. Por essas e outras mais é interessante pensar em manter essas tarefas do dia a dia em um CSC.
A tecnologia cada vez mais presente nos CSC’s – Indústria 4.0
Nesse cenário, um novo conceito que já está em uso no mercado e que vem com a ideia de revolucionar a forma de aumentar o nível de produtividade das empresas é o conceito de Indústria 4.0, que engloba as principais inovações tecnológicas nas áreas de automação, controle e tecnologia da informação.
Com esse modelo, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficazes, autônomos e customizáveis.
O RPA, por sua vez, tem contribuído para o aumento das atividades de forma efetiva a fim de gerar resultados positivos no CSC, ganhando notoriedade como uma alternativa ágil e flexível na automatização de processos.
Com ele, as pessoas ficam livres para atuar em serviços que exigem o uso da razão, especialmente ações estratégicas, e de fatores humanos que contribuem para a inovação de qualquer empresa.
Ou seja, é uma ferramenta que age na área de automação cognitiva de processos, que utiliza a inteligência artificial (como os chatbots utilizados nos atendimentos) para trazer novas soluções para o mundo empresarial.
A tecnologia presente nos CSC’s
Por isso, avalie bem o quanto sua empresa pode ganhar com um CSC. Se seus times dedicam, nem que sejam 20% do tempo a trabalhos operacionais, ele é uma boa aposta.
Muitas companhias estão em processo de adaptação, já que trabalhavam com um modelo antigo de produção dos serviços.
Mas não se pode parar no tempo, pois a transformação digital é inexorável para que se possa ampliar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores.
Portanto, prepare-se!