A tecnologia cada vez mais presente nos CSC’s

a tecnologia presente nos centros de serviços compartilhados

Diante da necessidade de processos de gestão e de backoffice mais eficientes, muitas empresas adotaram e a investiram no Centro de Serviços Compartilhados.

Este artigo foi escrito por Pedro Arruda, Diretor Comercial da Accesstage, especialmente para a ebdi.

A tecnologia cada vez mais presente nos CSC’s

Diante da necessidade de tornar seus processos de gestão e de backoffice mais eficientes e fazer frente, muitas empresas passaram a adotar e a investir no Centro de Serviços Compartilhados.

E desde que esse conceito de trabalho, que baseia-se em uma estrutura gerencial que busca eficiência, geração de valor, redução de custo e melhoria nos serviços para clientes internos da empresa, veio à tona, o mercado vem sofrendo rápidas mudanças e evoluções nos últimos tempos.

Qualidade e produtividade no CSC são fundamentais, mas adaptar e se reinventar são as palavras de ordem nesse cenário de transformações.

A Pesquisa Global de Serviços Compartilhados 2017, realizada pela consultoria Deloitte com mais de 300 organizações de todo o mundo para compreender os principais desafios dos CSCs a partir de 2018, revela alguns dados bem interessantes.

O cenário e o futuro dos Centro de Serviços Compartilhados

Para um cenário de futuro dos CSCs:

  • 63% das empresas participantes da pesquisa pretendem utilizar robótica nos próximos três a cinco anos;
  • 5% acreditam que o uso de Robótica e Automação de Processos (RPA) entregará até 20% de economia, em média, a seus respectivos negócios;
  • E, por fim, as empresas estão procurando novas formas de criar e capturar valor por meio de iniciativas como melhoria contínua, robótica e analytics

De acordo com outra pesquisa do Grandview Research, o mercado de CSCs registra um CAGR (taxa de crescimento anual composta) médio de 30% nos últimos três anos e deverá se consolidar entre as empresas de grande e médio porte até 2022.

Assim, definitivamente, é preciso ter um novo olhar para toda essa transformação que já estamos vivendo e que deverá ser intensificado em curto espaço de tempo.

Os motivos para apostar nesse modelo vão muito além da redução de custos, existe ainda o benefício do conhecimento compartilhado.

Vantagens dos CSC’s:

Veja o caso do setor de Compras, por exemplo: 

As áreas das empresas demandam a aquisição de diferentes produtos e serviços e, nem sempre, a compra é feita de forma unificada e estruturada.

Ao manter essa atribuição ao CSC, todas são realizadas pelo mesmo departamento e time.

Logo, é possível planejar o quê e quando comprar – o que facilita a conquista de descontos e outros benefícios da aquisição em larga escala.

Quantos não são os bancos com os quais uma única companhia tem contato? 

Como ter a visão do todo com agilidade se o time financeiro precisa acessar os extratos de todas as contas corrente?

E se não há agilidade, como conseguir tomar decisões estrategicamente acertadas?

Pense no caso dos pagamentos a diversos fornecedores ou na conciliação de todos os recebíveis da companhia. A quantidade de informação que deve ser trabalhada nessas operações é absurda.

Fora o tempo dedicado da equipe do financeiro a essas atividades operacionais. Por essas e outras mais é interessante pensar em manter essas tarefas do dia a dia em um CSC.

A tecnologia cada vez mais presente nos CSC’s – Indústria 4.0

Nesse cenário, um novo conceito que já está em uso no mercado e que vem com a ideia de revolucionar a forma de aumentar o nível de produtividade das empresas é o conceito de Indústria 4.0, que engloba as principais inovações tecnológicas nas áreas de automação, controle e tecnologia da informação.

Com esse modelo, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficazes, autônomos e customizáveis.  

O RPA, por sua vez, tem contribuído para o aumento das atividades de forma efetiva a fim de gerar resultados positivos no CSC, ganhando notoriedade como uma alternativa ágil e flexível na automatização de processos.

Com ele, as pessoas ficam livres para atuar em serviços que exigem o uso da razão, especialmente ações estratégicas, e de fatores humanos que contribuem para a inovação de qualquer empresa.

Ou seja, é uma ferramenta que age na área de automação cognitiva de processos, que utiliza a inteligência artificial (como os chatbots utilizados nos atendimentos) para trazer novas soluções para o mundo empresarial.

A tecnologia presente nos CSC’s

Por isso, avalie bem o quanto sua empresa pode ganhar com um CSC. Se seus times dedicam, nem que sejam 20% do tempo a trabalhos operacionais, ele é uma boa aposta.

Muitas companhias estão em processo de adaptação, já que trabalhavam com um modelo antigo de produção dos serviços.

Mas não se pode parar no tempo, pois a transformação digital é inexorável para que se possa ampliar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores.

Portanto, prepare-se!

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