Aumento do engajamento do time de líderes 

compartilhe este artigo:

Por Christine Salomão, jornalista – diretora de conteúdo da ebdi. Aumento do engajamento do time de líderes. 

O aumento do engajamento do time de líderes é fator determinante para o sucesso organizacional na era digital. Afinal, com os avanços tecnológicos e as constantes mudanças enfrentadas pelas empresas, a colaboração entre todos os departamentos se tornou essencial para que os colaboradores trabalhem em prol de um propósito, o que gera vantagem competitiva.

Por isso, líderes engajados têm a capacidade única de alinhar as equipes com os objetivos estratégicos da empresa. Ao comunicarem claramente a visão e os valores da organização, a liderança estabelece uma base sólida para a coesão organizacional. Esse alinhamento estratégico é essencial para driblar crises e promover um ambiente de trabalho produtivo e positivo rumo ao futuro.

Sem falar que a  motivação é um motor essencial para o bom desempenho dos colaboradores e os líderes são modelos de inspiração para as equipes. Ao demonstrarem entusiasmo, paixão, união e um compromisso visível com os objetivos da empresa, o C-level cria um ambiente que estimula a autenticidade e o empenho.

Agora, sem uma cultura organizacional flexível e moldada pela liderança dificilmente as companhias sobreviverão na era digital. A começar que os jovens hoje querem trabalhar com propósito e não abrem mão da felicidade no trabalho, o que está gerando um grande conflito entre gerações na maior parte das empresas do planeta.

E dentro desse contexto, o C-level tem o papel de fomentar um ambiente propício à criatividade, incentivando e dando poder de voz aos colaboradores para a geração de novas ideias e soluções para as constantes mudanças no mercado. Além disso, em face de tantos desafios frente aos avanços tecnológicos, líderes comprometidos promovem a resiliência, orientando suas equipes para superar obstáculos com determinação e adaptabilidade.

Engajamento do time de líderes para transformar os negócios

Um terço dos CEOs no Brasil e no mundo, de acordo com a pesquisa da PwC – 26ª Global CEO Surve, “não acredita que suas organizações serão economicamente viáveis em dez anos caso se mantenham no rumo atual – o que exige investimentos urgentes na transformação dos seus negócios. Ao passo que devem transformar o futuro, a maioria lida com as questões de curto prazo.”

De um lado, aponta o relatório, “a grande maioria dos CEOs considera vital reinventar seus negócios para o futuro em um mundo de disrupção e inovação. De outro, eles se mobilizam para enfrentar um cenário atual com instabilidade econômica global, inflação, rupturas nas cadeias de suprimento e conflitos geopolíticos.”

E diante desse cenário incerto, o engajamento do C-leve em torno do propósito da organização é fundamental para fortalecer a identidade da empresa e promover um senso de significado e realização no trabalho. Principalmente por abrir um canal de comunicação que facilite a troca de conhecimento não somente entre os líderes, mas que escute os colaboradores para que eles possam expor preocupações e novas ideais para o negócio.

Não é à toa que empresas que apostam em uma cultura organizacional centrada no propósito tendem a construir uma liderança extremamente engajada e que coloca as pessoas no centro dos negócios. E essa valorização do capital humano na era digital, além de facilitar a aceitação das estratégias de crescimento por parte dos colaboradores, fortalece a resiliência das organizações diante de desafios.

Isso porque colaboradores que se sentem parte integrante do negócio têm maior probabilidade de se adaptar positivamente às mudanças, contribuindo proativamente para a inovação e a consecução dos objetivos estratégicos da empresa. Portanto, o engajamento do C-level em torno do propósito da empresa é um catalisador essencial para o sucesso sustentável a longo prazo.

Para se aprofundar sobre esses e outros temas de extrema importância para o crescimento das empresas na era digital, participe do SAB CEO 2024. Encontro seleto de líderes, uma iniciativa da EBDI. Clique aqui para mais informações sobre o Calendário de Encontros 2024.