Por que empresas líderes fracassam?

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Por Christine Salomão, jornalista – diretora de conteúdo da ebdi. Por que empresas líderes fracassam?

Por que empresas líderes fracassam? “O grande paradoxo do fracasso é que as grandes empresas não falham porque fazem coisas más. Falham porque continuam a fazer melhor as coisas que as tornaram grandes”. A citação é de Clayton Christensen, professor de Harvard e autor do clássico “O dilema da inovação”(originalmente publicado em 1997), considerado pelo The Economist um dos 6 mais importantes livros de negócios já escritos.

A premissa de Christensen, mundialmente conhecido pelos seus estudos sobre inovação dentro de grandes empresas, era de que as razões pelas quais muitas organizações se tornavam bem-sucedidas eram as mesmas que causavam a sua queda. E na visão do autor isso acontece porque na busca pela melhoria contínua de seus produtos e serviços, as companhias não percebem que novas tecnologias, mesmo menos eficazes inicialmente, irão se desenvolver a ponto de suplantar as tecnologias atuais e, consequentemente, conquistar o mercado consumidor.

E esse pensamento levou Christensen a criar o conceito de Inovação Disruptiva:  processo pelo qual um produto ou serviço inicialmente ganha partes menores de um mercado – geralmente por ser mais barato ou mais acessível – e depois se move incansavelmente para o mercado como um todo, acabando por substituir os concorrentes estabelecidos.

Por isso, o Dilema da Inovação se refere ao desafio enfrentado pelas empresas quando tentam equilibrar a necessidade de continuar operando de forma eficiente e lucrativa no presente, com a necessidade de inovar e se adaptar para enfrentar os desafios do futuro.

E ao entender o Dilema da Inovação, vivido por grande parte das organizações,  podemos compreender melhor porque empresas como Amazon, Uber, Netflix e Airbnb criaram modelos de negócios impensáveis jogando por terra os mais tradicionais. E a tendência é que novas startups surjam abocanhando mercados até então promissores para as empresas. Por isso, o business innovation é crucial para as organizações sobreviverem e prosperarem  no competitivo ambiente de negócios atual.

Ao inovar continuamente, as empresas podem ficar à frente, atender às necessidades dos clientes em constante mudança, aumentar a eficiência e a produtividade, abrir novos mercados e criar valor para a marca. Sem falar que esses cinco benefícios do business innovation já são suficientes para que as companhias, principalmente as líderes que são alvos das startups, ganhem vantagem competitiva, conforme você verá a seguir.

Empresas líderes: 5 motivos para inovar continuamente

Permanecer competitivo: no mundo dos negócios acelerado de hoje, as empresas devem inovar continuamente para se manterem competitivas. Ao desenvolver novos produtos, serviços e processos, as organizações podem se diferenciar de seus concorrentes, atrair novos clientes e reter os existentes.

Atendendo às mudanças nas necessidades dos clientes: à medida que as preferências e os comportamentos dos clientes mudam, as empresas devem se adaptar para atender às suas necessidades em constante mudança. A inovação permite que as empresas identifiquem e respondam a essas mudanças de forma rápida e eficaz, garantindo que elas permaneçam relevantes e sob demanda.

Aumentar a eficiência e a produtividade: a inovação pode ajudar as empresas a simplificar seus processos, reduzir o desperdício e melhorar a produtividade. Isso pode levar a economia de custos, maior lucratividade e uma vantagem competitiva sobre outros negócios.

Abertura de novos mercados: ao desenvolver novos produtos e serviços, as empresas podem explorar novos mercados e fontes de receita. A inovação pode ajudar as empresas a identificar oportunidades inexploradas e desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades de segmentos de clientes anteriormente mal atendidos.

Construindo o valor da marca: empresas conhecidas por sua inovação e criatividade podem construir uma forte identidade e reputação de marca. Isso pode ajudar a atrair os melhores talentos, fortalecer o relacionamento com os clientes e diferenciar a empresa dos concorrentes.

Por que empresas líderes fracassam? Falta de foco no ser humano

Mas para criar e implementar ideias inovadoras, apesar de toda a tecnologia disponível, as empresas precisam de pessoas que possuam conhecimentos, habilidades e experiências específicas, o que tem se tornado uma tarefa difícil diante da escassez de talentos. Principalmente porque as novas gerações não abrem mão de trabalhar com propósito e se identificam com companhias que fazem a diferença no mundo.

Além disso, as pessoas trazem consigo perspectivas únicas e diferentes maneiras de pensar, que são essenciais para a geração de novas ideias. Uma empresa com uma equipe diversificada pode ter uma vantagem competitiva na inovação, porque ela pode combinar diferentes pontos de vista para gerar soluções inovadoras e criativas.

E como a inovação não se limita apenas à tecnologia, as empresas também precisam de talentos que possam inovar seus modelos de negócios, estratégias de marketing, processos operacionais etc. Por isso, as pessoas são uma parte fundamental da equação da inovação empresarial. Elas são responsáveis por gerar ideias, implementá-las e trabalhar em equipe para transformar essas ideias em realidade.

Não é à toa que as empresas que investem em talentos e criam um ambiente que encoraja a inovação são mais propensas a se manterem competitivas e a prosperar a longo prazo.

Inovação disruptiva em gestão organizacional: diferencial competitivo

A inovação disruptiva em gestão organizacional é um diferencial competitivo porque contribui para que os líderes tenham um olhar diferenciado para o futuro. Isso porque ao adotar novas tecnologias e estratégias de gestão, as empresas podem melhorar a eficiência e a eficácia de seus processos, reduzir custos e oferecer produtos e serviços melhores e mais diferenciados para seus clientes.

Além disso, a inovação disruptiva com foco em gestão organizacional faz com que as  empresas se adaptem mais facilmente a novas condições de mercado abrindo um leque de oportunidades para os negócios. Mas para ter sucesso nesta jornada, o líder precisa adotar uma abordagem mais inovadora em sua gestão, o que contribui para a antecipação de tendências emergentes e mudanças no comportamento do consumidor. Sem falar que ele consegue se posicionar de forma mais competitiva em relação a seus concorrentes.

Outro fator importante é que a inovação disruptiva em gestão organizacional contribui para que as empresas  melhorarem sua cultura organizacional e na retenção de talentos. Afinal, ao adotar práticas de gestão mais modernas e progressistas, os líderes podem atrair e reter funcionários mais qualificados e motivados, e criar um ambiente de trabalho mais colaborativo, inovador e empolgante.

Métodos de gestão

Existem diversos métodos de gestão que podem ajudar as empresas a identificar oportunidades de inovação disruptiva. Alguns dos principais métodos incluem:

Análise de tendências: este método envolve a análise de tendências emergentes em um setor ou mercado, com o objetivo de identificar novas oportunidades de negócios ou mudanças no comportamento do consumidor. A análise pode ser feita por intermédio de pesquisa de mercado, análise de dados e monitoramento de redes sociais.

Design Thinking: é uma metodologia de inovação que se concentra na empatia com o usuário, na definição do problema e na geração de soluções criativas. O objetivo é identificar as necessidades do cliente e criar soluções inovadoras para atendê-las.

Desenvolvimento de Cenários: esta técnica consiste em criar cenários hipotéticos para identificar oportunidades de inovação. Por exemplo, a empresa pode imaginar como seria o mercado daqui a cinco anos e pensar em como ela poderia se posicionar para aproveitar as oportunidades que surgiriam nesse cenário.

Inovação Aberta: este método envolve a colaboração com outras empresas, startups, universidades e outros parceiros externos para identificar e desenvolver novas oportunidades de negócios. A inovação aberta permite que as empresas acessem conhecimentos e recursos que não possuem internamente.

Experimentação: as empresas podem testar novas ideias com um público-alvo reduzido antes de investir em um grande lançamento. Esta abordagem ajuda a minimizar o risco de fracasso e permite que as empresas aprendam com seus erros antes de lançar um produto ou serviço.

Análise de Dados: pode ajudar as empresas a identificar padrões e tendências que indicam oportunidades de inovação. É possível, por exemplo, se aprofundar sobre novos nichos de mercado, tendências emergentes, além de avaliar o comportamento do consumidor para desenvolver novos produtos ou serviços.

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