Como está lidando com funções que não se encaixam em Home Office?

Pesquisa realizada nos dias: 24,25 e 26 de Março.

Setores predominantes: Indústria, Automobilístico, Telecom, Saúde, Educacional, Agronegócio, Energia, Serviços, entre outros

Número de envolvidos: 126 empresas

Confira quais foram as respostas dos executivos em pesquisa realizada pela ebdi sobre os movimentos causados pelo coronavírus:

01

Alguns arquivos e projetos em programas de edição que estavam salvos apenas na minha máquina corporativa (e não na rede) me fizeram um “retrabalho” que poderia ser sanado caso eu fizesse backup semanalmente.

02

Tomando todos os cuidados orientados para que a probabilidade de contágio seja baixa.

03

Férias coletivas.

04

Colocamos em banco de horas e descontinuamos os serviços.

05

Ajustanto horários e agendas, o País está paradp e map acontece nesse momento. 

06

Estamos entre equipe HO e alguns trabalhos essenciais, que representam 2% do quadro de colaboradores em atividade.

07

Com todos as precauções recomendadas.

08

Com revezamento, todas as tratativas de segurança implantadas no ambiente corporativo e refeições internas na empresa.

09

Todas se encaixaram temporariamente, os canais de comunicação com os clientes estão todos disponíveis.

10

Calls diários com objetivos para os dias.

11

Não temos nenhum impacto na atuação em home office para as áreas de adm, a planta segue em operação.

12

Celular.

13

Não podemos fazer testes em cliente…

14

Adaptações para ocorra 100% das entregas previstas.

15

Procedimentos de sanitizações, informação, transparência, engajamento e reconhecimento.

16

Atendimentos em vários horários para não ter acumulo de pessoas nos setores.

17

Redobrando a segurança no local de trabalho ou dispensa remunerada.

18

Nossa fábrica está funcionando normalmente assumindo as normas de proteção contra o vírus.

19

Pessoas estão em casa sendo remuneradas.

20

Rodízio de profissionais.

21

Deixamos em banco de horas positivo para a empresa

22

Não se aplica, adaptamos todos.

23

Empresa já utilizava o modelo de negócio.

24

Banco de horas, férias individuais.

25

Quadro reduzido.

26

Todas as funções do meu negócio podem ser adaptadas ao home office.

27

Rodízio de colaboradores com medidas de proteção.

28

Férias ou estão trabalhando. Ex: Logística.

29

Ferias ou redução de carga horária e redução de salário.

30

Adiando e respeitando calendário e posicionamento dos clientes/empresas.

31

Férias conforme a MP ou, em casos extremos em que a atividade é necessária, trabalho presencial mantido com precauções e medidas de cuidado.

32

Todas as funções em HO.

33

Assumindo os compromissos presencialmente sem interferência dos funcionários.

34

Férias, desligamentos por comportamento & performance, banco de horas, abono.

35

Não estamos atuando presencialmente.

36

Permanecem presencial, com carga reduzida.

37

A empresa já está preparada para HO.

38

Até o momento sem problemas visto que atualmente estamos operando com número reduzido de funcionários. Obs. Decisão tomada antes da Pandemia

39

Mantemos os funcionários em casa mas garantimos a remuneração.

40

Mantendo a distância das pessoas nos transportes e áreas de trabalho. Higienizando veículos e locais de trabalho e medindo temperatura na chegada e saída para confirmar entrada e retorno respectivamente.

41

Tomando outras ações como esvaziamento de ônibus, campanhas de orientação etc.

42

Plantão.

43

Colocando em férias.

44

Revezamento de turno.

45

Férias , banco de horas e parte da equipe trabalhando.

46

Quarentena.

47

Férias ou trabalho na planta.

48

Como estamos sempre na área da saúde, esses clientes seguem com muito cuidado, proteções e higienizações constantes.

49

Conseguimos adequar todas as posições em home office via compra de mais notebooks.

50

Inovação.

51

Estão em casa de licença remunerada.

52

Orientações e procedimentos, lojas com menos clientes e cooperados nas filas, regime de delivery.

53

Adiando.

54

2 vezes por semana ir na empresa.

55

Conseguimos por todas em HO.

56

Estamos no escritório atuando.

57

Profissionais foram colocados em férias.

58

Férias e despensas de funcionário que fazem parte do grupo de risco e escala de colaboradores para recebimento e despacho de materiais na fábrica.

59

Trabalho isolado, álcool em gel e limpeza diária.

60

Cancelamento de eventos, alguns sem data para realizar, outros serão virtuais, porém com perda de aderência.

61

Implementando todas as medidas previstas pelas autoridades governamentais e protocolos da OMS para preservar a saúde e a segurança dos colaboradores – uma prioridade para a empresa. Entre as atitudes implementadas pela empresa até o momento estão: o reforço na limpeza e higienização dos ambientes de trabalho, disponibilização de gel antisséptico aos funcionários e em ambientes comuns das unidades de negócio, elaboração e divulgação de materiais educativos de prevenção, cancelamento de eventos e convenções, suspensão de viagens internacionais e restrição de viagens nacionais.

As reuniões internas ou com parceiros, clientes e fornecedores passaram a ser realizadas preferencialmente por telefone ou videoconferência. As unidades fabris da companhia também adotaram as seguintes medidas: os horários para refeições foram alterados para diminuir a concentração de pessoas no refeitório. O tempo de troca entre os turnos foi estendido, a fim de reduzir a concentração de pessoas nos vestiários. Foram fixados, nos quadros de avisos das áreas administrativa e de produção, comunicados sobre a campanha de conscientização e orientações de prevenção de contágio.

62

Reforço dos EPIs, treinamentos, novas práticas de assepsia.

63

Rodízio Instruções e condições para melhor higienização, espaçamento entre clientes, utilização de máscaras e luvas, etc.

64

Criamos turnos reduzidos e turnos intercalados em alguns setores.

65

Ferias e revezamento.

66

Ações de distanciamento social, higiene, limpeza e conscientização.

67

Ficaram em cada sem atividades da empresa mais com remuneração total.

68

Alguns seguem trabalhando, outros férias ou banco de horas.

69

Estamos nos reinventando para possibilitar que todas as áreas da empresa se encaixem no modelo home office.

70

Escala.

71

Estamos nos adaptando.

72

Buscando alternativas.

73

Intensificaçao dos procedimentos de higienização.

74

Tivemos um ou outro caso de exceção, que vai atuar presencialmente na matriz (menos de 10
casos).

75

Estamos dispensando das atividades laborais sem prejuízo financeiro.

76

Reforçando as medidas de higienização e distanciamento.

77

Distanciamento, aumento das ações de higiene, comunciados de bom uso de refeitório,
banheiros, etc, diminuição da carga horária.

78

Férias ou operação local nas unidades.

79

Orientações quanto a higienização das mãos, uso de mascaras e álcool gel.

80

Férias, licença não remunerada e banco de horas.

81

Fortificando a higienização e orientação aos colabroadores.

82

Ainda estão trabalhando, outros de férias.

83

Temos uma pessoa cuidando exclusivamente para que não haja a transmissão do vírus entre os colaboradores (higienização das mãos, distanciamento de 2m em todos os momentos, uso de máscaras, etc).

84

São colaboradores da produção, continuam atuando,

85

Estão indo trabalhar fisicamente.

86

Higiene,  distanciamento, redução de horários.

87

Plano de contingência completo (segregação de turmas, revezamento de restaurante, dobro no número de ônibus, aferição de temperatura diária) para funções operacionais.

88

Tomando as devidas providências com relação a higiene dos colaboradores clientes e ambiente.

89

Remanejando.

90

Não temos função que não se enciaixa em Home Office.

91

Com várias iniciativas e frentes de ação para minimizar os riscos.

92

Toda a empresa e terceiros alocados tiveram que parar.

93

Adaptando e estruturando.

94

Não identificamos tais funções.

95

100% home office.

96

Apenas estão em casa.

97

No meu negócio não é possível fazer home Office.

98

Presencial com os devidos cuidados.

99

Férias coletivas.

100

Procedimento publicado. Acompanhamento gerencial.

101

Não foi liberado

102

Número reduzido de funcionários (somente os essenciais) com protocolo de conduta interpessoal.

103

Atuando por ser trabalho essencial.

104

Interromper.

105

Kits limpeza, afastamento entre profissionais, EPIs.

106

Difícil pois temos muitas pessoas trabalhando normalmente!

107

Não temos… as atividades mais impactadas são as comerciais, mas pelo ambiente de negócios.

108

Revezamento temporal ou espacial.

109

Tomando os devidos cuidados conforme órgãos de saúde.

110

Ferias coletivas e consumo de banco de horas.

111

Redução de jornada e cuidados adicionais de limpeza.

112

Todas se encaixam.

113

Trabalhando com higienização e distancia de uma posição.

114

Não se aplica.

115

Licenças, férias, etc.

116

Apenas pessoal de expedição continua trabalhando, com equipe mínima. Intensificamos a limpeza diária e fornecemos transporte para que evitem uso de transporte coletivo.

117

Medidas educativas e de prevenção.

118

Por enquanto de forma normal, aplicados os cuidados contra a transmissão do coronavirus. 

119

Estamos tendo alguns problemas pontuais mais ligados a conexão local dos colaboradores.

120

Férias coletivas.

121

Todas encaixam no home office.

122

Tomando todos os cuidados possíveis com os funcionários da operação, orientando e comunicando sempre.

123

Procedimento publicado. Acompanhamento gerencial.

124

Mantendo as atividades essenciais.

125

Avaliando.

126

Exigindo distanciamento, reforçando limpeza, entre outros.

Confira os todos os resultados:

Após ser redirecionado faça o download para ver a planilha completa ou abra com o Google Docs. 

Caso queira mais informações sobre a pesquisa ou mais dados deixe seus contatos e logo retornaremos.