Como implantar a automação de processos?

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Que a automação de processos é extremamente importante para que as empresas cresçam em um mercado cada vez mais competitivo a maior parte dos gestores já sabe. Afinal, com as novas tecnologias é possível produzir mais, em menos tempo, com menor custo e sem perder a qualidade.

Mas para que a empresa ganhe vantagem competitiva, o gestor precisa implantar a automação de processos de forma mais assertiva. Claro que não é um ofício fácil, pois requer mudanças consideráveis nas tarefas diárias, o que pode comprometer os resultados esperados.

Por isso, antes de dar o primeiro passo, tudo precisa ser bem planejado. Confira, abaixo, dicas de como implantar a automação de processos.

Automatização de processos: ser humano x máquinas

A automação de processos não surgiu para substituir a atividade humana nos negócios. E, por isso, os gestores precisam entender melhor o papel do ser humano neste processo. Pra começar, máquinas não sabem lidar com incertezas e mudanças. Ao contrário dos colaboradores, que conseguem encarar cenários inesperados. E diante disso, é preciso avaliar e mapear quais processos podem se tornar automáticos.

Em seguida, escolha a solução tecnológica mais adequada para o seu negócio, levando em consideração questões de segurança e compliance. O próximo passo é treinar a equipe e mostrar para todos os colaboradores, fornecedores e clientes quais benefícios a automação irá trazer para a empresa.

Além disso, monte uma equipe de apoio ou contrate uma externa (pode ser da própria fornecedora da solução) para orientar e tirar as dúvidas dos colaboradores. E inicie a automatização pelos processos mais simples, pois vai facilitar a compreensão de todos.

Como superar os obstáculos da automação?

A Bain  & Company  e a  UiPath –  empresa líder em automação empresarial – conduziram um estudo para  entender os desafios  que as  empresas enfrentam em suas jornadas de automação, incluindo o incentivo aos funcionários para abraçar com mais entusiasmo essas novas tecnologias . 

E o estudo conjunto sinaliza quatro etapas que as empresas podem seguir para superar os obstáculos da automação, principalmente em relação aos funcionários. Confira a seguir:

  • Rompa com o barulho:

CEOs precisam convencer seus executivos que a automação é fundamental para reinventar os negócios. Além disso, os líderes de negócios precisarão ajustar a visão tradicional da automação  de  uma iniciativa imposta aos funcionários para uma iniciativa  que é implementada  junto com os funcionários ou em colaboração com eles.  

  • Inspire os funcionários: 

Os líderes de automação precisam inspirar os funcionários a se interessarem pela automação em seu trabalho diário. Grandes prêmios para grandes ideias e bônus para quem apresentar propostas vencedoras estão entre as maneiras de inspirar.   

  • Formalize a democratização:

A transformação digital requer não apenas novas ferramentas, mas também novas maneiras de as pessoas colaborarem. O sucesso com a automação envolve o treinamento dos funcionários sobre como identificar casos de uso e navegar na transição para processos digitais. 

  • Invista na mudança de cultura:

Líderes inteligentes reconhecem e lidam rapidamente com o medo dos funcionários de perder seus empregos para a automação, comunicando-se com antecedência e frequentemente sobre  seus  impactos em  toda a empresa. Os executivos devem destacar que a automação capacita os funcionários com melhores habilidades, permite o foco em atividades de maior valor e leva a maiores avanços e recompensas ao longo de suas carreiras. 

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