Como se adaptar à rotina de trabalho em casa?__

Como se adaptar à rotina de trabalho em casa? Afinal, a pandemia de Covid-19 pegou os executivos de surpresa com o home office e muitos deles até hoje têm dificuldades com o ofício remoto. Mas também não é para menos, de um dia para o outro, os profissionais tiveram que continuar produzindo em meio ao convívio com a família, sem nenhum planejamento prévio.

Mesmo para os que moravam sozinhos e não precisaram conciliar vida profissional e familiar, não foi nada fácil se encaixar nessa nova rotina de home office. Afinal, tem que ter muita disciplina para trabalhar no mesmo lugar em que você dorme, joga videogame e assiste à Netflix.

Agora, uma coisa é certa. O home office já era uma tendência global na era digital e a pandemia só acelerou esse processo. Além de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, que ganham mais tempo para se dedicar à vida pessoal, o trabalho remoto reduz os custos referentes à estrutura das empresas para manter suas equipes em um mesmo espaço. Ou seja, ambas as partes saem ganhando.

Mas para que o home office seja produtivo, é preciso que a cultura da empresa seja voltada para resultados e não horas de job. A gestão comportamental, por exemplo, é uma excelente estratégia para que a organização desenvolva seu capital humano. E o diferencial é que não é uma ferramenta utilizada somente pelo RH, pois pode ser usada por líderes de todos os setores de uma organização.

Leia a matéria: Home office produtivo: seu time faz parte dessa nova realidade?

Como se adaptar à rotina de trabalho em casa? Dica de guia prático


No livro Home Office, a autora Laura Vanderkam preparou um verdadeiro guia com toda a experiência de quem atua há mais de vinte anos de forma remota. A obra também reúne entrevistas com dezenas de empreendedores, executivos e outros trabalhadores que conseguiram conciliar a vida particular e a profissional no mesmo ambiente.

A autora também dá dicas valiosas sobre desempenho, criatividade, saúde e equilíbrio para que você alcance todos os seus sonhos em um modelo de escritório totalmente novo, sem paredes e regras rígidas.

Home Office, de Laura Vanderkam: clique aqui para encontrar o livro.

Abaixo, algumas dicas para te ajudar a se adaptar ao home office

A primeira coisa a fazer é organizar seu “cantinho de trabalho em casa”. Se não tiver um escritório, um quarto ou sala disponível, providencie um espaço para “chamar de seu” na varanda, no quarto, ou em qualquer outro lugar que você se sinta bem. O importante é que seja arejado, bem iluminado e sem pessoas transitando para não tirar sua concentração.

Elabore uma agenda semanal e crie um horário de trabalho diário. Exemplo, das 9h às 12h. Parada para o almoço. Volta às 14h e vai até 18h. Para os que preferem trabalhar na parte da tarde até à noite: comece às 14h e siga em frente. O importante é cumprir todos os dias um ritual de horas trabalhadas, além de colocar limites para não exagerar no ofício.

Agora, não deixe de inserir nesta rotina, atividades físicas, cursos, lazer, pois é sempre bom fazer coisas que te dão prazer e proporcionam bem-estar. Tirar o pijama também é outra dica importante para você se adaptar ao home office, pois muitos profissionais precisam estar vestidos adequadamente para se sentirem no trabalho.

Saber detectar o que te distrai, como rede sociais, celular, mensagens no WhatsApp etc também é importante para manter a produtividade em casa. Para aproveitar bem o seu tempo, determine intervalos de 15 minutos, de hora em hora, para se interagir com o que te tira a atenção.

Leia também: Como diminuir a ansiedade no trabalho?

Gostou deste artigo? Confira mais em nosso blog e compartilhe nas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Open chat
Estamos online!
Olá 👋🏻
Podemos te ajudar?