Culturas que inspiram inovação: é unânime a constatação que para se tornar realmente inovadora a empresa precisa antes trabalhar sua cultura organizacional!
Este artigo foi escrito por Fernanda Santoro, Consultora Sênior de Cultura e Liderança na Carl Zeiss Vision especialmente para a ebdi.
Culturas que Inspiram Inovação
É praticamente unânime a constatação que para se tornar realmente inovadora a empresa precisa antes trabalhar sua cultura organizacional, desenvolvendo um novo mindset em seus colaboradores.
Inovação pressupõe a livre proposição de ideias, sem medo de críticas destrutivas e julgamentos dos colegas ou represália do “chefe”.
Para isso, é fundamental ter um ambiente com segurança psicológica, fortalecida por uma cultura de confiança.
Empresas que ainda praticam o modelo de comando e controle, em que os colaboradores só podem se expressar sob autorização prévia do gestor e de forma congruente com suas ideias, jamais promoverão a inovação.
Debata o tema com outros líderes do mercado!
O Organizational Culture Development é um encontro para debater e traçar novas estratégias em sua área de Cultura.
saiba +
Confira os principais pontos na Cultura Organizacional que inspiram inovação
ERROS
Erros fazem parte do processo de inovação e geram aprendizagem para o impulsionamento de ideias realmente impactantes.
Aqui não falo de erros por falta de atenção ou cuidado, mas dos erros naturais quando se tem a coragem de explorar algo novo, desconhecido.
Neste sentido, maturidade é um atributo fundamental dos times inovadores, pois é necessário assumir a responsabilidade não só pelos seus erros, mas pelo compartilhamento das lições aprendidas e pela proposição de novos caminhos que levarão ao sucesso.
DIVERSIDADE
Diversidade é outro atributo crítico para formar uma cultura inovadora.
Pensamentos, histórias e formações similares tendem a nos levar para o mesmo lugar comum.
É necessário explorar ideias sobre visões diferentes, que se complementam e formam algo maior.
E só é possível reunir essas diferentes visões em um ambiente com diversidade, seja social, de gênero, raça, base escolar, área de formação ou tantas outras possibilidades.
ATRAIR E ENGAJAR
Atrair e engajar talentos tão diversos pode parecer muito complexo, mas se a empresa tem uma cultura forte, clara e coerente entre discurso e prática, esses processos ficam muito mais simples.
Definir e vivenciar um propósito inspirador é um excelente começo.
Quando o profissional sente que a empresa quer fazer algo maior, gerando impacto na sociedade, ele consegue identificar se há conexão com seus valores pessoais e reconhece ali uma grande oportunidade de iniciar a formação de seu legado, o que o estimula a entregar sempre o máximo de seu potencial para conquistar resultados inéditos e construir algo novo e grandioso.
Convido você a refletir: a cultura de sua empresa inspira ou bloqueia a inovação?