Culturas que Inspiram Inovação__

Culturas que inspiram inovação: é unânime a constatação que para se tornar realmente inovadora a empresa precisa antes trabalhar sua cultura organizacional!

Este artigo foi escrito por Fernanda Santoro, Consultora Sênior de Cultura e Liderança na Carl Zeiss Vision especialmente para a ebdi. 

Culturas que Inspiram Inovação

É praticamente unânime a constatação que para se tornar realmente inovadora a empresa precisa antes trabalhar sua cultura organizacional, desenvolvendo um novo mindset em seus colaboradores.

Inovação pressupõe a livre proposição de ideias, sem medo de críticas destrutivas e  julgamentos dos colegas ou represália do “chefe”.

Para isso, é fundamental ter um ambiente com segurança psicológica, fortalecida por uma cultura de confiança.

Empresas que ainda praticam o modelo de comando e controle, em que os colaboradores só podem se expressar sob autorização prévia do gestor e de forma congruente com suas ideias, jamais promoverão a inovação. 

Debata o tema com outros líderes do mercado!

O Organizational Culture Development é um encontro para debater e traçar novas estratégias em sua área de Cultura.

Confira os principais pontos na Cultura Organizacional que inspiram inovação

ERROS

Erros fazem parte do processo de inovação e geram aprendizagem para o impulsionamento de ideias realmente impactantes. 

Aqui não falo de erros por falta de atenção ou cuidado, mas dos erros naturais quando se tem a coragem de explorar algo novo, desconhecido.

Neste sentido, maturidade é um atributo fundamental dos times inovadores, pois é necessário assumir a responsabilidade não só pelos seus erros, mas pelo compartilhamento das lições aprendidas e pela proposição de novos caminhos que levarão ao sucesso.

DIVERSIDADE

Diversidade é outro atributo crítico para formar uma cultura inovadora.

Pensamentos,  histórias e formações  similares tendem a nos levar para o mesmo lugar comum.

É necessário explorar ideias sobre visões diferentes, que se complementam e formam algo maior.

E só é possível reunir essas diferentes visões em um ambiente com diversidade, seja social, de gênero, raça, base escolar, área de formação ou tantas outras possibilidades. 

ATRAIR E ENGAJAR

Atrair e engajar talentos tão diversos pode parecer muito complexo, mas se a empresa tem uma cultura forte, clara e coerente entre discurso e prática, esses processos ficam muito mais simples.

 Definir e vivenciar um propósito inspirador é um excelente começo. 

Quando o profissional sente que a empresa quer fazer algo maior, gerando impacto na sociedade, ele consegue identificar se há conexão com seus valores pessoais e reconhece ali uma grande oportunidade de iniciar a formação de seu legado, o que o estimula a entregar sempre o máximo de seu potencial para conquistar resultados inéditos e construir algo novo e grandioso.

Convido você a refletir: a cultura de sua empresa inspira ou bloqueia a inovação?

Gostou deste artigo? Confira mais em nosso blog e compartilhe nas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter