Dez mandamentos para um endomarketing eficiente__

Dez mandamentos para um endomarketing eficiente

Quais os dez mandamentos para um endomarketing eficiente nos processos de transformação cultura? Confira neste artigo!

Este artigo foi escrito por Victor Bialski, Corporate Communication Director da PSA – Group, especialmente para a ebdi.

Dez mandamentos para um endomarketing eficiente

É senso comum que organizações que não mudarem de forma radical e contínua não sobreviverão ao altamente competitivo ambiente atual de negócios.

Os seus colaboradores, da mesma forma, devem estar preparados para enfrentar desafios que exigirão a adoção de comportamentos até então inéditos.

Não é exagerado afirmar que, sem um novo mindset, alcançado após uma profunda transformação cultural de toda sua equipe, nenhuma empresa triunfará.

Afinal, ela pode se modernizar, investir em processos, sistemas e equipamentos, mas são as pessoas e o seu modo de pensar que, em última instância, determinarão se terá ou não um futuro.

Nesse ponto, o papel das campanhas de endomarketing se torna evidente ao buscar persuadir os quadros corporativos a adotar novos comportamentos e mostrar-lhes que a manutenção do status quo não é mais uma opção viável.

Somente atitudes novas e criativas é que contam.

Embora não haja uma fórmula pronta para garantir que uma campanha de endomarketing seja bem-sucedida nos processos empresariais de transformação cultural, dez pressupostos mínimos – ou “mandamentos” – certamente contribuirão nesse sentido.

Prontos para conhecer os dez mandamentos para um endomarketing eficiente?

1. Conteúdo robusto e explicativo:

A campanha deve mostrar o porquê da transformação, seus benefícios, quais os novos comportamentos esperados e aqueles que devem ser abandonados, bem como a sua conexão com os valores da empresa – que, muitas vezes, também necessitam de uma revisão geral.

2. Frequência:

Deve ser intensa, visível e duradoura. Os processos de transformação cultural levam anos e são contínuos, e as campanhas de endomarketing devem ser igualmente extensas.

3. Alcance:

É indispensável que atinja todos os colaboradores, sem exceção. Um dos grandes erros é alienar parte do público interno, especialmente aqueles da base inferior da organização.

4. Meios:

É necessário que utilize todos os meios de comunicação disponíveis e, se preciso, deve adicionar novos, especialmente os digitais, garantindo um impacto universal e constante.

Vídeos com colaboradores apoiando a transformação têm normalmente uma boa repercussão, assim como concursos e uso de atores.

5. Credibilidade e exemplificação:

Dar exemplos de colaboradores que estão adotando os novos comportamentos e obtendo resultados. Começando pelo presidente, seu maior patrocinador, a campanha deve continuar com colaboradores de todos os níveis.

Confira quais os mandamentos para um endomarketing eficiente

6. Fácil entendimento:

A linguagem deve ser simples e acessível, de modo que todos possam absorver as mensagens principais sem dificuldade e reter seus conceitos. Um exemplo que normalmente funciona bem são as histórias em quadrinhos.

7. Diversão:

A campanha deve chamar a atenção, ser comentada positiva e espontaneamente por todos, especialmente em seu lançamento.

8. Engajamento e persuasão:

Deve fazer com que o colaborador se identifique e se sinta motivado com as novas atitudes, tornando-o um aliado em sua defesa e divulgação.

9. Métricas:

Nada do que foi colocado acima será relevante se não houver “KPIs” sólidos, que reflitam de forma periódica a performance da campanha e o acompanhamento das mudanças via pesquisas internas e outros indicadores.

10. Orçamento:

É fundamental investir no processo, ainda que haja poucos recursos para isso. Há exemplos de empresas que, com budgets reduzidos, desenvolveram excelentes campanhas.

Vale ainda ressaltar que o engajamento e empenho pessoal das lideranças da empresa, em todos seus níveis, usando diversas formas de comunicação individual e em equipe, e incentivando seus times a mudar, é uma das chaves do sucesso.

As campanhas de endomarketing e a comunicação corporativa sempre serão decisivas no processo, mas nunca substituirão o papel do líder como o grande comunicador e promotor dessa transformação.

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