Diversidade e inclusão são conceitos diferentes e devem ser bem compreendidos pelas organizações, pois se tornaram um diferencial competitivo. Afinal, as pessoas têm identidades diferentes e características próprias, o que é um ganho para o crescimento dos negócios na era digital. Tanto que as equipes multidisciplinares estão ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas.
Isso porque as pessoas têm pontos de vistas diferentes e olhar diferenciado para os problemas em função de suas vivências e expertises. E é justamente essa visão plural de mundo que as empresas precisam para driblarem a concorrência acirrada no dia a dia e crescerem seus negócios.
Sem falar que temas com diversidade e inclusão são extremamente relevantes para as novas gerações, que buscam trabalhar em empresas que fazem a diferença no mundo e não visam somente o lucro. Por isso, para atrair e reter talentos, as companhias estão repensando suas culturas para que as diferenças sejam aceitas.
Conceito de diversidade e inclusão
Segundo artigo publicado na Harvard Business Review: “Os 3 tipos de diversidade que moldam nossas identidades”, escrito por Celia de Anca e Salvador Aragón, ambos da IE University, “diversidade significa coisas diferentes para pessoas diferentes.”
“Em um estudo com 180 gerentes corporativos espanhóis, exploramos as percepções de diversidade e descobrimos que, dependendo de quem está respondendo, a diversidade geralmente significa uma das três coisas: diversidade demográfica (nosso gênero, raça, orientação sexual e assim por diante), diversidade experiencial ( nossas afinidades, hobbies e habilidades) e diversidade cognitiva (como abordamos os problemas e pensamos sobre as coisas)”, afirmaram os autores no artigo.
De acordo com eles, todos os três tipos moldam a identidade – ou melhor, as identidades:
– “A diversidade demográfica está ligada às nossas identidades de origem – características que nos classificam ao nascer e que carregaremos para o resto de nossas vidas.”
– “A diversidade experiencial é baseada em experiências de vida que moldam nosso universo emocional. A afinidade nos liga a pessoas com quem compartilhamos alguns de nossos gostos e desgostos, construindo comunidades emocionais. A diversidade experiencial influencia o que poderíamos chamar de identidades de crescimento.”
– “A diversidade cognitiva nos faz buscar outras mentes para complementar nosso pensamento: o que poderíamos chamar de identidades de aspiração.”
É importante lembrar, ressaltam os autores, “que as categorias servem apenas para fins de classificação; no mundo real, as diferenças entre essas categorias são indistintas. A diversidade é dinâmica. Mas acreditamos que essa estrutura de diversidade, embora um tanto artificial (como todas as estruturas são), pode ser útil para empresas que estão tentando atualizar sua abordagem de gestão da diversidade.”
Inclusão
Agora, inclusão é o ato de incluir e acrescentar, ou seja, adicionar coisas ou pessoas em grupos e núcleos que antes não faziam parte. Por isso, socialmente, a inclusão representa um ato de igualdade entre os diferentes indivíduos que habitam determinada sociedade.
E a pratica desta ação permite que todos tenham o direito de integrar e participar das várias dimensões de seu ambiente, sem sofrer qualquer tipo de discriminação e preconceito.
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