Diversidade & Inclusão – Como gerar sentimento de pertencimento nos colaboradores ?

compartilhe este artigo:

Por Carolina Prado

Diversidade é o tema da vez nas grandes empresas – que bom – e entender que Diversidade é diferente de Inclusão – uma não vive sem a outra – é o novo foco. Uma empresa diversa, mas que não dá voz (inclui) as pessoas não funciona. A inclusão é o que mantém a diversidade e traz a tão sonhada inovação e pensamentos diferentes. Mas existe um terceiro elemento que precisa estar alinhado sempre: Comunicação. O departamento de Comunicação é peça-chave para, junto com RH e direção da empresa, fazer da Diversidade uma realidade nas empresas.

Além disso, o departamentos de D&I não pode ser encarado como uma área suporte e sim como parte estratégica. Em paralelo, as áreas de RH e Comunicação são fundamentais para que essa estratégia seja difundida mas é a alta gestão que precisa estar comprometida para trazer resultados. Nesse cenário, a Comunicação é um dos principais aliados promovendo os valores nas ativações internas, externas, materiais visuais e disseminação de conteúdo.

Diversidade: a comunicação facilita a integração dos profissionais

A Comunicação facilita a integração entre os profissionais, faz com que a informação sobre a empresa circule entre áreas, que a liderança desça a estratégia para todos os funcionários e também é uma aliada na mudança cultural. Quando falamos de políticas de Diversidade e Inclusão (D&I) eficientes e verdadeiras, a Comunicação vem para exercer uma função importante de disseminar a mensagem e ajudar na implementação dessa nova cultura.

Na Intel, costumamos falar que D&I é nosso pilar mais importante e permeia tudo que fazemos. Primeiro, porque é o correto; e segundo, porque acreditamos que empresas que não implementarem nos próximos anos políticas internas não vão sobreviver. D&I gera novas ideias, atrai e retém talentos e aumenta a receita. Inúmeros benefícios e ainda fazendo o correto – sensacional, não? Segundo estudo da McKinsey, empresas diversas tendem a lucrar 25% mais.

E onde entra a Comunicação? Na promoção dos valores de D&I, sejam nas ativações internas, externas, materiais visuais e disseminação de conteúdo sobre o tema. Na Intel, andamos de mãos dadas: RH, Direção e Comunicação, e posso dizer que o resultado é incrível! Atingimos nossa meta de 2020 em 2018 já estamos traçando novos objetivos no Brasil e no mundo.

Carolina Prado é Head de Comunicação da Intel Brasil & Canadá