Educação corporativa: “desaprender para aprender o novo”

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Por Christine Salomão, jornalista – diretora de conteúdo da ebdi. Educação corporativa: desaprender e aprender para prosperar na era digital.

“O analfabeto do século 21 não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”, afirma o escritor e futurista norte-americano Alvin Toffler. Afinal, para prosperar no mercado de trabalho atual, os profissionais precisam estar abertos às novas formas de ver e agir diante de um mundo em constante transformação.

E por intermédio das novas tecnologias, as empresas podem construir uma força de trabalho ágil, adaptável e capacitada. Mas para ter sucesso nesta jornada digital, todos os colaboradores, incluindo os líderes, precisam “desaprender para aprender o novo”, o que requer mudanças de comportamentos e uma mentalidade aberta à inovação.

Para começar é preciso entender que equipes diversas não apenas refletem melhor a sociedade em que operam, mas também impulsionam a inovação e a criatividade. Por isso, a importância da implementação de programas de educação corporativa para promover a conscientização e a compreensão sobre diversidade e inclusão.

Esses programas não apenas devem abordar tópicos como equidade de gênero, raça, idade, orientação sexual e habilidades físicas e mentais, mas também destacar os benefícios tangíveis da inclusão para o ambiente de trabalho. Ao educar os colaboradores sobre os preconceitos inconscientes e os impactos da exclusão, as organizações estão capacitando suas equipes a reconhecer e combater o viés em todas as suas formas.

Além disso, programas de treinamento eficazes não se limitam apenas à conscientização, mas também fornecem ferramentas práticas para promover a inclusão no dia a dia. Isso pode incluir treinamento em habilidades de comunicação intercultural, estratégias para criar um ambiente de trabalho acolhedor e técnicas para mitigar conflitos relacionados à diversidade.

Hoje, muitas das universidades corporativas visam oferecer aos seus colaboradores oportunidades de desenvolvimento profissional bem como ampliar ou mesmo padronizar os programas de treinamentos. E organizações que investem no capital humano têm um ambiente de trabalho motivador, o que é um diferencial para reter e atrair talentos.

Isso porque diante de tantas possibilidades para empreender na era digital, as organizações enfrentam atualmente um sério problema: fazer com que os colaboradores abracem suas missões. Isso porque o trabalho colaborativo ganha cada vez mais força e o engajamento dos times se dará pela causa e não pelo valor recebido.

Já o ensino a distância também ganhou força no ambiente organizacional. Mas para que a implementação do EAD atenda às necessidades dos colaboradores, é preciso criar uma estratégia que seja dinâmica, eficiente e interativa.

Abaixo, confira algumas tendências de aprendizagem online que vêm sendo adotadas pelas organizações.

  • Sala de aula invertida: é um método de aprendizagem que inverte os papéis do mentor e do colaborador. Neste caso, o funcionário terá que estudar o conteúdo de cada módulo do curso antes das aulas remotas. É indicado para especialistas que precisam trocar ideias com mentores para aprofundar seus conhecimentos.
  • Ensino híbrido / Gamificação: no ensino híbrido, o colaborador tem aulas a distância e presenciais durante o período do curso. Isso é bom para quem ainda está se adaptando ao ensino online. Agora, uma das formas de estimular a interatividade das equipes – internas e externas – é apostando na Gamificação. A técnica simula ambientes de jogos de vídeo game, com missões que geram recompensas a cada objetivo atingido.
  • Microlearning , realidade virtual e educação continuada: a técnica do Microlearning – programa de absorção mais simples – é outra opção para as empresas. O método dividi o material do curso em blocos curtos e condensados para que os colaboradores obtenham conhecimento em menos tempo. É o tipo de abordagem de aprendizagem que transmite pequenas doses do conhecimento em uma curta duração.

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