Pesquisa inédita no Brasil revela investimentos das empresas nas áreas de TI__

Em meio à pandemia de Covid-19 que afeta a economia global, o setor de tecnologia da informação se torna cada vez mais imprescindível para as companhias nas soluções de problemas e nas novas formas de fazer negócios.

Mas quais são as expectativas de investimentos das empresas brasileiras nas áreas de TI para 2021?

Pesquisa inédita no Brasil elaborada pela ebdi, em parceria com a Hitachi, não só revela estimativas de investimentos em TI de empresas de vários setores, como mostra quais estratégias foram adotadas para mudar e guiar os negócios.

O objetivo é traçar perfis e captar insights para que diretores, gerentes e heads de tecnologia da informação possam receber o maior número de informações confiáveis e identificar oportunidades.

A pesquisa iniciou, em fevereiro deste ano, com 55 diretores de tecnologia e finalizou com a participação de 260 empresas nacionais.

Durante três meses, a ebdi enviou um questionário com 30 perguntas para profissionais das áreas de TI em todo o Brasil.

Prioridade de investimentos

Para entender melhor a estratégia de cada empresa na área de TI (em 2021 e nos próximos cinco anos), a pesquisa levanta dados que possibilitam uma análise sobre a prioridade de investimentos em:

  • Cloud
  • Inteligência Artificial
  • Atualização de Data Center
  • Softwares de Virtualização
  • RPA
  • DataOps
  • ERP
  • CRM
  • Big Data
  • Integração de APIs

Valor do investimento em soluções tecnológicas e infraestrutura em TI também fazem parte do questionário.

Assim como o aumento da capacidade de armazenamento de dados, a adoção de BPO, o levantamento dos principais projetos em segurança, entre outros assuntos relevantes.

Confira, abaixo, uma pequena amostra das respostas apuradas.

Em relação à privacidade de dados, a maioria das empresas participantes concordou ao responder o questionário que as informações poderiam ser divulgadas.

Investimentos das empresas em 2021

Das 260 empresas que participaram da pesquisa, cerca de 140 possuem mais de 2 mil funcionários e estimam investir em 2021 acima de R$ 4 milhões em suas áreas de TI – metade deste valor em soluções tecnológicas e o restante em infraestrutura.

Já os executivos das áreas de TI que trabalham em companhias com menos de 2 mil funcionários (entre 1 mil e 2 mil), responderam que as expectativas de investimentos giram em torno de 3 milhões em soluções tecnológicas e infraestrutura.

Outro dado interessante é que quando indagadas quanto aos investimentos em 2022, no comparativo com 2021, a maior parte das 260 empresas afirmou querer ampliar o orçamento em TI (as respostas variaram entre 15% e 80%).

Tendências tecnológicas

Cada um dos participantes também respondeu sobre tendências tecnológicas e quais julgava ser mais interessantes para sua estratégia profissional e corporativa.

Por exemplo, o quanto a Automação; Machine Learning, Inteligência Artificial; 5G; Blockchain são importantes para o futuro dos negócios.

Eles revelaram, ainda, quais são seus fornecedores de soluções tecnológicas de ERP; BI; Data Center e suas estratégias a curto prazo (exemplo: migrar, trocar fornecedor etc).

Infraestrutura: interesse em serviços de armazenamento

Outro dado revelado pela pesquisa é que cerca de 40% dos entrevistados quando indagados sobre infraestrutura disseram ter interesse em serviços de armazenamento.

A maioria disse buscar uma nova tecnologia de armazenamento com mais rapidez e menos interrupções para acelerar seu tempo de retorno. Eles apontaram também a necessidade de obter um ROI mais rápido e simplificar e agilizar implementações convergentes e hiperconvergentes .

Gerenciamento de nuvem, de acordo com os entrevistados, é outra necessidade das empresas. Sabemos que essa não é uma tarefa fácil e a equipe de TI precisa ficar sempre alerta. Afinal, é preciso monitorar constantemente a rede para acompanhar o que está sendo instalado e como o fluxo de informações está sendo utilizado.

Outra pergunta feita aos entrevistados foi: Há algum tipo de serviço que sua empresa contrata atualmente como outsourcing e gostaria que se transformasse em um serviço no modelo de cloud? 50% responderam NÃO.

Terceirização de processos de negócios

Quando indagados na pesquisa se a empresa já terceirizava processos de negócio (adoção de BPO), a maior parte dos executivos respondeu: nenhum. E cerca de 20% respondeu: TI.

A adoção do Business Process Outsourcing (BPO) é tendência mundial porque contribui para que as organizações melhorem a produtividade de seus colaboradores e a qualidade de determinadas atividades administrativas. Principalmente dos processos secundários, cuja assertividade pode ser maior com a terceirização, sem falar na redução de custos.

Inovação tecnológica crucial para os negócios

As próximas inovações tecnológicas cruciais para os negócios, segundo grande parte dos entrevistados, serão o 5G e a Inteligência artificial (IA). Realmente a adoção do 5G cresce em ritmo acelerado no mundo e mesmo em meio a crise econômica, fruto da pandemia de Covid-19, as empresas brasileiras não abrem mão dessa nova tecnologia.

Com a adoção do 5G, as organizações poderão controlar todas as suas ferramentas e dispositivos de forma prática, remota e inteligente. Outra vantagem é que atrelada à Internet das coisas (IoT), essa nova tecnologia é capaz de informar sobre gargalos e falhas nos sistemas.

Já com a Inteligência Artificial (IA), as organizações poderão potencializar seus resultados, aumentar a produtividade e economizar tempo. Diferentemente de um software convencional, soluções que exploram a inteligência artificial conseguem aperfeiçoar qualquer tipo de serviços, ou seja, é a busca constante da excelência no ofício.

Busca por conteúdo relevante

A maioria dos entrevistados também disse buscar: conteúdo relevante, benchmarking, networking – por intermédio de artigos, encontros corporativos, eventos etc.

Essa é apenas uma amostra das respostas apuradas com a realização da pesquisa. Para receber mais detalhes do relatório – com dados e porcentagens de prioridades de investimento em tecnologia no Brasil – se inscreva neste link (coloque seus dados e na mensagem escreva: quero receber a pesquisa).

Gostou deste artigo? Confira mais em nosso blog e compartilhe nas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Open chat
Estamos online!
Olá 👋🏻
Podemos te ajudar?