Market share ou participação/quota de mercado é um dos mais importantes indicadores de desempenho de uma organização. Por intermédio dele, as empresas podem medir, por exemplo, o quão fortes estão em relação aos concorrentes, o nível de retenção de clientes, percentagem de vendas no mercado e os resultados das ações de marketing. Sem falar que também é possível estimar o valor da marca em seu segmento de atuação.
Algumas marcas, como o Google, chegam a abocanhar cerca de 92% da fatia de mercado. Em um mundo globalizado e tão competitivo como o atual, esse percentual é muito difícil de ser atingido. Os concorrentes Yahoo (2%) e Bing (3%) somados representam 5% deste setor.
Agora, enquanto o crescimento do marketing share gera vantagem competitiva, a sua redução pode levar uma empresa ao declínio rapidamente. Afinal, isso significa que seu negócio, de alguma forma, deixou de ter a relevância necessária para manter a clientela fiel à sua marca.
Como calcular o market share?
Abaixo, confira dicas do Sebrae para calcular o market share.
PASSO 1 – DETERMINAR O RECORTE DE PERÍODO E LOCAL
Pode ser o trimestre, o ano ou mesmo múltiplos anos. Se o seu mercado é inovador, talvez seja preciso calcular mês a mês, pois a tendência é mudar rapidamente. Se seus OKRs são acompanhados por quarter, talvez seja uma boa ideia manter nesse período.
Para o cálculo, também é necessário definir qual é o recorte geográfico. Se uma farmácia atende apenas uma cidade, não faz sentido comparar seus resultados ao de todas as farmácias do Brasil.
Você ainda pode basear a segmentação em apenas um produto, a fim de conseguir o market share dele em específico, ao invés de a empresa inteira.
Área geográfica
Onde estão seus clientes e quantos eles são? Por exemplo: Uma farmácia pode definir que seus clientes estão em um raio de 2 km do seu ponto comercial (você precisa validar essa informação). Ou ainda uma farmácia de uma cidade pequena poderia definir que seus clientes potenciais seria toda a população da cidade. Por exemplo: 20 mil habitantes distribuídos em 8 mil residências. Você pode obter todos esses dados geográficos para calcular seu market share no site do IBGE Cidades.
PASSO 2 – CALCULAR O TOTAL DE VENDAS DA COMPANHIA NAQUELE PERÍODO
Aqui, é preciso escolher um tipo de métrica. Pode ser o faturamento com vendas ou o número de itens. Isso depende das informações que se ajustam ao seu tipo de mercado.
PASSO 3 – PEGAR O TOTAL DE VENDAS DO MERCADO NO PERÍODO
É possível obter dados em fontes variadas, de acordo com o mercado e o setor. Normalmente, são instituições regulatórias ou de pesquisa. Confira algumas delas:
- Indústria têxtil e confecções: ABIT
- Setor automotivo: Anfavea
- Telefonia: IDC Brasil
- Agências de viagens corporativas: Abracorp
- Mercado de doces: Abicab
PASSO 4 – DIVIDIR O TOTAL DE VENDAS DA COMPANHIA PELO TOTAL DE VENDAS DO MERCADO
Com os números em mãos, utilize a seguinte fórmula:
Vendas da empresa ÷ Vendas totais do mercado = Market share
Outro exemplo: supomos que você deseja calcular o market share de uma fábrica de brinquedos para um ano fiscal. O total de vendas da empresa foi de R$ 20 milhões, e a indústria de brinquedos teve um total de R$ 200 milhões em vendas naquele ano. Para encontrar o market share, divida 20 por 200. O market share será de 10%.
Leia também: Nova era no relacionamento com clientes