Motiva Rio RH no Rock in Rio: projeto social inovador voltado para acessibilidade__

Autora: Marcia Vital, Co-Fundadora do Motiva Rio RH no Rock in Rio.

Bom dia, começo, por me apresentar: Sou Marcia Vital, carioca, casada e mãe de duas princesas de 12 e 10 anos. Sou formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Pessoas.

Por ter tido uma infância difícil e uma adolescência cheia de desafios, fui determinada e cheguei aonde sempre sonhei, mas na minha bagagem eu tinha uma missão: ajudar pessoas a serem mais livres e se sentirem bem na sociedade.

Num encontro casual em um hospital, conheci minha sócia, Adriana de Araújo, mãe da Maju – a primeira modelo com síndrome de down a desfilar na SPFW, Brasil Fashion Week e embaixadora da L’Óreal Paris. Naquela conversa percebemos que tínhamos algo em comum: a luta por um mundo mais acessível. Depois de muitas conversas fundamos o Motiva Rio, um projeto social voltado para pessoas coma deficiência, nosso objetivo é tornar o Rio mais acessível não só nas ruas, mas no mundo da moda.

Motiva Rio RH no Rock in Rio: “a maior beleza não é a que vemos e sim a que sentimos”

Queremos incentivar as empresas a investirem em roupas que possam trazer conforto, praticidade e beleza às pessoas com deficiência e com comorbidade, e também contribuir com ruas, pontos turísticos, escolas e aeroportos com mais acessibilidade – olha que bacana seria, uma pessoa com deficiência visual poder tocar na etiqueta de uma peça de roupa e saber o tecido utilizado, a composição da roupa que vai vestir, ou o deficiente auditivo ler através de um QR code a descrição em libras de sua roupa, ou até mesmo o cadeirante se vestir sem ajuda.

Hoje, estamos em conversa com o Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, para que possa ter acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva. Para que isso aconteça, temos parceria com uma startup que trará a vertente tecnológica para que seja assim possível receber pessoas com essa deficiência e, com o aplicativo, aceder à descrição de uma das 7 maravilhas do mundo.

Durante uma reunião de apresentação do projeto conversamos com o padre Omar e, explicando o nosso propósito, usamos a seguinte frase: “A maior beleza não é a que vemos e sim a que sentimos”. Em fevereiro deste ano estreamos com um evento online, foi lindo e emocionante. Estamos trabalhando para que em 2022 ele aconteça de forma presencial.

Espero que tenham curtido um pouquinho do meu mundo. Um beijo, Marcia Vital.

Marcial Vital realizará palestra no Encontro Mind Move – RH Treinamento e Desenvolvimento. Para participar, clique aqui. Vagas limitadas!

Gostou deste artigo? Confira mais em nosso blog e compartilhe nas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Open chat
Estamos online!
Olá 👋🏻
Podemos te ajudar?