O Obstáculo é o caminho!__

Este artigo foi escrito por Laércio Ávila –  Diretor de Estratégia e Inovação na SIAN – HP Transportes, especialmente para a ebdi.

O Obstáculo é o caminho!

Sim, nós estamos no caminho certo!

De acordo com o autor Ryan Holiday um obstáculo não é apenas obstáculo, mas sim o próprio caminho a ser trilhado.

O grande problema que se apresentou subitamente para humanidade no ano de 2020 demonstra que há um caminho muito claro a ser percorrido, o da transformação.

Como o maior obstáculo de 2020 pode impactar em uma grande transformação, corporativa e pessoal? Leia e saiba mais.

O grande obstáculo de 2020: a pandemia

A pandemia gerada pela COVID-19 se transformou no maior desafio enfrentado pela humanidade contemporânea, e tem imposto de maneira extremamente democrática, uma série de dificuldades a todas as pessoas do Planeta.

O impacto é tão grande, que embora a minha geração não tenha vivenciado os horrores de uma guerra de proporções globais, posso afirmar com absoluta certeza que estamos vivenciando um ambiente de guerra que se desdobra nos mais diversos aspectos humanos, especialmente: saúde, econômico, social.

Os desafios para governos e cidadãos são enormes, por ser uma “guerra democrática” a crise acabou por colocar, eu diria de maneira inédita, todos na mesma página e diante dos mesmos problemas simultaneamente.

O que nos possibilitou verificar com a mesma “régua” como os países, organizações e pessoas reagem diante de dificuldades extremas.

Nos possibilitando perceber publicamente como essas mesmas reações aconteciam antes em cada ambiente particular, seja em um gabinete oficial, uma sala de reunião, ou em uma casa.

Estes pontos reativos nos trouxeram importantes reflexões sobre a retomada, mas vamos destacar duas aqui.

Um obstáculo: duas reações

Dentre as diversas reações percebidas podemos visualizar claramente duas delas.

A de pessoas ou organizações que simplesmente paralisam diante do obstáculo, em sua grande parte reagindo de modo emocional e tonando-se “cegas” ou fechadas para que possíveis saídas sejam encontradas, diante da situação de dificuldade.

E aquelas pessoas ou organizações que desenvolvem estratégias e ações na busca por encontrar caminhos e oportunidades que o próprio problema acaba gerando.

Mas só conseguem percebê-las aquelas pessoas ou organizações que mantem o seu lado racional intacto e utilizam as dificuldades impostas pelo ambiente como alavancas transformadoras que um ambiente favorável, talvez, não pudesse produzir.

Ou seja, se todos estamos vivendo o mesmo problema neste exato momento, todos nós temos as mesmas oportunidades de desenvolvermos novos caminhos e tomar novas decisões, bem como realizar mudanças que nunca tenhamos cogitado antes.

Um obstáculo e um caminho para a inovação

O Covid-19 abalou as grandes estruturas da sociedade, mudando radicalmente os hábitos, como é citado neste outro artigo

Mas estou certo que o momento é de avançar, desengavetando aquele antigo projeto ou criando um projeto novo, se livrando de tudo que não é essencial.

Se colocando mais no lugar do outro e principalmente do cliente, evoluindo digitalmente, pensando de modo mais coletivo e menos individual, entregando valor remotamente seja de que lugar for, o momento é de quebrar paradigmas!

Um ambiente tão aberto assim trás enormes oportunidades para inovação! 

A falha está diluída no ambiente, que está repleto de incertezas, e isso é uma porta aberta para os testes, para o novo e para a experimentação.

Compreender esse ambiente mutante, as oportunidades por trás da névoa de más notícias, e utilizar a energia que temos de maneira criativa e positiva é a chave para que possamos sair melhores e mais fortalecidos.

De modo colocar, na era da tecnologia, as pessoas no centro da geração de valor para que assim, na sequência, possamos enfrentar novos obstáculos pelos caminhos da evolução da humanidade.

Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Confira mais artigos em nosso blog!