Por Christine Salomão, jornalista – diretora de conteúdo da ebdi. O que é ChatGPT?
ChatGPT (Chat Generative Pre-trained Transformer) é um algoritmo baseado em inteligência artificial. Ele foi criado por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos EUA chamado OpenAI, com sede em San Francisco. A ideia surgiu visando aprimorar a experiência e os recursos oferecidos por assistentes virtuais, como Alexa ou Google Assistente. E o sucesso da ferramenta está em oferecer ao usuário uma forma simples de conversar e obter respostas.
Isso por ter sido projetada para se comunicar com as pessoas de uma maneira que imita a linguagem natural, possibilitando que os humanos interajam com computadores e máquinas com mais facilidade. Afinal, o algoritmo do ChatGPT teve seu desenvolvimento pautado em redes neurais e machine learning, tendo como foco diálogos virtuais.
Já a arquitetura da ferramenta se baseia em uma rede neural chamada Transformer, projetada especialmente para lidar com textos. O interessante é que esse modelo de inteligência artificial tem várias camadas que permitem à plataforma prestar atenção nas palavras-chave, ao contexto e aos diferentes significados que as palavras podem ter.
Agora, apesar de o ChatGPT anunciar que apresenta várias limitações, como você lerá a seguir, a ferramenta representa um grande avanço no campo da inteligência artificial, pois tem potencial para transformar a maneira como interagimos com a tecnologia.
Limitações / ChatGPT:
- Ocasionalmente pode gerar informações incorretas (May occasionally generate incorrect information)
- Ocasionalmente, pode produzir instruções prejudiciais ou conteúdo tendencioso (May occasionally produce harmful instructions or biased content)
- Conhecimento limitado do mundo e eventos após 2021(Limited knowledge of world and events after 2021)
Vale ressaltar também que mesmo tendo capacidade para gerar texto com som natural, a ferramenta não é perfeita. Ainda existem situações em que pode ser difícil entender as nuances da linguagem humana, principalmente nos casos em que há muita ambiguidade ou o contexto é necessário.
Origem da ferramenta
O nome “GPT” significa “Transformador pré-treinado generativo”, que se refere à forma como o modelo é treinado. Antes do lançamento do ChatGPT, a OpenAI criou uma série de modelos de IA cada vez mais complexos (cada um baseado no anterior). E o modelo GPT-2, lançado em 2019, foi particularmente impressionante em sua capacidade de gerar texto com som natural.
Diante disso, criou-se o ChatGPT, que leva essa tecnologia para o próximo nível, tornando-a interativa. Em vez de simplesmente gerar texto, ele pode responder a perguntas, fornecer informações e até mesmo conversar. O modelo é pré-treinado em uma grande quantidade de texto da Internet, incluindo artigos de notícias, livros e sites. Isso fornece uma ampla base de conhecimento que pode ser utilizada para responder a uma grande variedade de perguntas.
As aplicações potenciais para ChatGPT são várias, confira a seguir:
- pode ser usado como um assistente virtual, respondendo a perguntas e ajudando as pessoas a concluir tarefas.
- pode ser usado no atendimento ao cliente para responder a perguntas comuns e fornecer suporte.
- na educação: pode ajudar os alunos respondendo perguntas e fornecendo explicações sobre assuntos diversos.
- área da saúde: pode fornecer informações e orientações aos pacientes.
Benefícios para as empresas
O ChatGPT pode ser integrado ao site da empresa ou à plataforma de suporte ao cliente para fornecer atendimento e assistência automatizados ao cliente, conforme exemplos abaixo:
- Suporte ao cliente: o ChatGPT pode responder a perguntas frequentes, fornecer assistência para solução de problemas e orientar os clientes em problemas comuns.
- Vendas & Marketing: o ChatGPT pode envolver clientes em potencial, fornecer informações sobre produtos ou serviços e orientá-los no funil de vendas.
- Assistência ao colaborador: o ChatGPT pode fornecer suporte interno aos funcionários, respondendo, por exemplo, perguntas relacionadas ao RH, ou mesmo auxiliando em questões de TI.
- Análise de dados: o ChatGPT pode analisar as interações do cliente e fornecer informações sobre o comportamento, preferências e necessidades do cliente.
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