No sexto ano do relatório de aprendizagem no local de trabalho elaborado pelo Linkedln, “a única constante é a mudança”. Ao redor do mundo, de acordo com o Estudo, “empresas de diferentes setores foram impactadas pela pandemia, que causou a aceleração de macrotendências, incluindo a transformação digital e a crescente lacuna de competências. Como resultado, profissionais e empresas foram forçados a repensar como, onde e até por que trabalham”.
E o LinkedIn descreve esses eventos como a grande reestruturação, um período sem precedentes na história do trabalho. “Viver e trabalhar em meio à pandemia e ao tumulto econômico e social estimulou os profissionais a priorizar a flexibilidade e a realização pessoal. As empresas, influenciadas pelas novas demandas dos funcionários, passaram a reavaliar suas estratégias de negócios, modelos de força de trabalho, valores e cultura”, explica o relatório.
Em meio a essa era de grandes transformações, de acordo com o Linkedln, cujo Estudo foi realizado em 2022, “a área de treinamento e desenvolvimento (T&D) precisou se aperfeiçoar. Os líderes de T&D estão atendendo aos apelos dos funcionários por crescimento e propósito e agora enfrentam o desafio de preparar suas empresas para o futuro. A transformação da capacitação é a prova de que líderes inovadores de T&D estão desconstruindo a tradicional estrutura de trabalho para colaborar para uma visão mais holística de Recursos Humanos.”
Segundo o relatório, “eles estão buscando novas soluções para conectar o desenvolvimento de competências a planos de carreira, mobilidade interna e retenção de funcionários e, além disso, trazer um senso de cuidado e humanidade com o bem-estar, diversidade e inclusão dos funcionários”. Agora, acompanhar o ritmo dessa mudança é um desafio enorme para as empresas.
Pesquisa Linkedln: a grande reestruturação
O relatório sinaliza que a grande reestruturação está redefinindo o trabalho e as competências, conforme dados a seguir:
- 81% – “dos executivos estão modificando as políticas da empresa para oferecer maior flexibilidade para sua força de trabalho”;
- 25% – “as competências dos usuários do LinkedIn para a mesma função mudaram cerca de 25% de 2015 a 2021. Neste ritmo, a expectativa é de que as competências dos usuários mudem cerca de 40% até 2025”;
- + 25% – “globalmente, a proporção de usuários que mudou de cargo em outubro de 2021 aumentou 25% em comparação ao período pré-pandemia, em outubro de 2019.”
Como adotar a transformação?
Como líderes de T&D devem adotar a transformação? “Esta é a hora de colocar a capacitação no centro de uma estratégia holística focada em pessoas”, sinaliza o relatório e destaca:
Avalie as oportunidades e desafios:
“A pandemia acelerou a transformação digital e aumentou a lacuna de competências. A área de T&D foi incorporada ao centro de uma demanda extensa pela adaptação a mudanças, na qual capacitação, retenção de funcionários, bem-estar, liderança, diversidade, equidade e inclusão são prioridades.”
Desenvolva um novo olhar sobre a convergência das áreas de RH:
“A volatilidade dos negócios e a rotatividade dos funcionários aumentam a necessidade de romper as estruturas isoladas do RH e conectar suas áreas. A convergência do desenvolvimento de talentos, do planejamento baseado em competências e da mobilidade interna para construir uma cultura corporativa baseada na aprendizagem contínua se tornaram prioridades para líderes inovadores de T&D.”
Conheça as 6 chaves para o sucesso, segundo o relatório:
- “Colabore com colegas de RH”
- “Mantenha a proximidade com a liderança”
- “Planeje seu orçamento com sabedoria”
- “Envolva os gestores”
- “Escute os funcionários”
- “Dê o exemplo e capacite-se sempre”
Leia o relatório na íntegra: clique aqui.
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