Quais são as profissões em alta para 2022?

compartilhe este artigo:

Diante da transformação digital, as profissões em alta para 2022 são as que abraçam os processos de inovação e desenvolvimento. A maior parte delas se destaca por absorver o impacto da tecnologia nas relações de trabalho e por demandar amadurecimento na análise de dados, na facilidade na operação de sistemas e no entendimento das ferramentas digitais disponíveis.

Abaixo, selecionamos algumas das profissões que estarão em alta nos próximos anos e que podem mudar o seu futuro.

Profissões em alta

A profissão Cyber Security, por exemplo, é extremamente importante por cuidar de algo essencial para empresas e pessoas conectadas na rede: a segurança digital.

Afinal, organizações que não investem em segurança digital correm sérios riscos, como os ataques cibernéticos, que podem expor informações confidenciais da companhia e de seus clientes.

Engenharia de Controle e Automação é outra profissão que se destaca na era digital. A função desse tipo de engenheiro é automatizar tarefas que antes eram realizadas por pessoas e, por isso, o ofício está tão em alta. Além de projetar máquinas, o profissional desenvolve a tecnologia necessária e ainda gerencia o funcionamento de cada uma delas.

Já a Growth Hacking é uma profissão tendência. Este termo refere-se a uma mentalidade focada em aplicar metodologias de crescimento com técnicas que proporcionam o desenvolvimento e potencialização da excelência de uma empresa e profissionais, por meio de análises minuciosas, estratégias efetivas e acompanhamento de resultados.

Games: jogos digitais

O mercado de jogos digitais tem crescido bastante nos últimos anos e a pandemia de Covid-19 contribuiu para que mais pessoas aderissem à essa forma de entretenimento. Por isso, essa é uma profissão que promete e já existem vários cursos profissionalizantes no Brasil para quem gosta dessa área de games.

Os influenciadores digitais também se destacam no mundo corporativo fazendo surgir uma nova profissão: a influência digital. Eles não só ganharam relevância e autoridade para falar de produtos e serviços na web, como atraíram grandes marcas para investirem em seus canais de comunicação. E isso tudo em função do grande número de seguidores, que os acompanham diariamente e querem saber de tudo o que eles fazem.

Agora, o marketing digital é uma das profissões mais promissoras do planeta. Com os avanços tecnológicos, a forma de as empresas se comunicarem mudou. Antes, a marca buscava o cliente, agora é o consumidor que encontra a companhia via Internet. E para crescer e se diferenciar no mercado, as organizações precisam investir pesado em seus canais de comunicação.

Por isso, essa é uma profissão essencial para o mundo corporativo. Afinal, o  marketing atual não é focado no produto e sim no ser humano. O sucesso de todo negócio depende de como a empresa adequa a produção de seus produtos ou serviços às necessidades dos clientes. O desejo e as preferências do consumidores vêm primeiro.

As Startups, por exemplo, estão criando negócios impensáveis e rompendo fronteiras por entenderem as insatisfações e os desejos dos consumidores em vários setores do mercado mundial. Desbancando até organizações tradicionais que não conseguem enxergar essa grande mudança no marketing: foco no cliente. Leia a matéria: 4 dicas de ouro para marketing digital.