Quais são as vantagens de uma infraestrutura definida por software local?__

Artigo IPNews: Vantagens de uma infraestrutura definida por software local

Por Jane Greco – diretora comercial na MPE Soluções

Ter o ambiente digital sob total controle do negócio é uma das vantagens de se ter uma infraestrutura definida por software local. Uma excelente forma de as empresas não terem os dados nas mãos de terceiros, além de liberdade para customizá-los de acordo com suas necessidades.

Não há dúvidas de que a cloud computing chegou trazendo muitos benefícios para as organizações, os usuários de suas redes e a população em geral. Mas não podemos desconsiderar que ainda existe uma parcela das empresas que, por estratégia do negócio ou para preservar investimentos anteriores, optam por manter a infraestrutura local. Algumas ações, por exemplo, não podem correr o risco de perder acesso ao banco de dados devido a problemas de conexão.

Nesses e em outros casos, a solução mais estratégica é a adoção de softwares locais. Para isso, é necessário considerar a aquisição de um servidor instalado nas dependências da companhia e a contratação de uma equipe ou parceiro de negócio para gerenciar os equipamentos e as licenças, além de coordenar as ações de manutenção preventiva e corretiva.

Software local: total controle do negócio

Uma das grandes vantagens desse modelo é ter o ambiente digital sob total controle do negócio, ou seja, sem o risco de ter os dados nas mãos de terceiros e com total liberdade para customizá-lo de acordo com os desejos e as necessidades da empresa. É preciso, porém, atenção especial a cinco quesitos:

1. Segurança – Só adquira soluções de tecnologia de fabricantes que valorizam a segurança na esteira de desenvolvimento;

2. Qualidade do servidor – Garanta que o servidor seja adaptável a ambientes, equipamentos e tecnologias importantes para a operação do seu negócio;

3. Custos – Naturalmente, o investimento em infraestrutura local é maior, se comparado à nuvem. É possível, porém, otimizar os custos ao adquirir a infraestrutura de um parceiro especializado que ofereça uma venda consultiva. Esse cuidado é importante porque somente um vendedor consultivo poderá oferecer o que o seu negócio precisa, considerando o que já existe no ambiente digital e as necessidades da organização;

4. Atualizações de softwares e backup – Na infraestrutura local, essas ações são de responsabilidade da empresa, podendo ser realizadas por equipe interna ou parceiro especializado. O importante é que haja um planejamento e que ele seja seguido à risca.

5. Energia elétrica – Na infraestrutura local, sua empresa está livre dos imprevistos com conexão à internet, porém o funcionamento do ambiente pode sofrer impactos caso haja queda de energia. Para evitar surpresas, sugerimos a instalação de nobreaks tanto no servidor quanto em todos os outros equipamentos de tecnologia da empresa.

Quando o assunto é tecnologia, tão importante quanto estar ciente das tendências é ter clareza das soluções tecnológicas que fazem mais sentido para a estratégia do negócio, com segurança da informação. Só assim a organização conseguirá se manter verdadeiramente competitiva. 

Gostou deste artigo? Confira mais em nosso blog e compartilhe nas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Open chat
Estamos online!
Olá 👋🏻
Podemos te ajudar?