SAB CEO: “Os 3 R’s do CEO do Futuro: reconectar, repensar e reiventar”

compartilhe este artigo:

Líderes de grandes corporações nacionais irão se reunir, entre os dias 1 e 3 de fevereiro, no Resort Lake Paradise, em Mogi das Cruzes, São Paulo, para debater e encontrar possíveis saídas para as principais adversidades que se anunciam nos negócios nos próximos anos. Intitulado: “Os 3 R’s do CEO do Futuro: reconectar, repensar e reiventar”, o Encontro SAB CEO é uma iniciativa da ebdi, cujo lema da empresa é “Conectar para transformar o mundo corporativo”.

Afinal, as organizações estão tendo que se reinventar na era digital e a visão do CEO é extremamente importante para potencializar a cultura de inovação, principalmente porque as empresas precisam focar no ser humano se quiserem ganhar vantagem competitiva. E toda essa transformação requer quebra de hierarquias, troca de conhecimento, comunicação clara e propósito alinhado às expectativas dos colaboradores.

Mas sabemos também o quanto é difícil inovar diante de uma concorrência tão acirrada, que tem como foco atender às necessidades dos clientes e não produtos ou serviços. A exemplo das empresas da chamada “nova economia” que estão criando negócios impensáveis e jogando por terra os mais tradicionais. E esse só é o início, pois com  a Inteligência Artificial todos os setores serão impactados em um futuro bem próximo.

Por isso, o papel do CEO mudou muito nos últimos anos. A começar que ele precisa dar poder de voz aos colaboradores para que eles sintam que realmente fazem parte do negócio. Além de criar espaços de trabalhos criativos permitindo a troca de ideias em todos os setores da organização, pois a maior parte das boas ideias vem dos próprios funcionários.

SAB CEO 2022: temas abordados

No ano passado, o SAB CEO abordou o tema: “Após a mentalidade de abundância, a consciência com a escassez”. Dentro deste contexto, os líderes puderam expor suas dores sobre vários problemas, entre eles: novas formas de trabalho estabelecidas durante a pandemia; cenário econômico e político incertos; impactos da guerra com a invasão da Rússia na Ucrânia e as incertezas quanto às variantes do coronavírus.

E os desafios não cessam por aí, o planeta tem enfrentado sérios problemas ambientais que refletem diretamente no mundo corporativo. Não é à toa que, atualmente, empresas que incorporam o pensamento sustentável em seus negócios aumentam suas chances de longevidade. Isso por gerarem valor à sociedade e ao meio ambiente, que são fatores imprescindíveis, por exemplo, para reter e atrair talentos, sobretudo os mais novos e os de alta performance, que querem alinhar “propósito de vida” ao das organizações.

“O mundo está mais perigoso”

Na visão do professor de Relações Institucionais da PUC – Rio, João Daniel Lima de Almeida, “o mundo está mais perigoso”. Ao ministrar palestra no SAB CEO em 2022, o professor disse ainda que: “a União Soviética nunca esteve tão isolada e isso não é bom para o mundo. Tanto que já estamos vivendo uma desglobalização.”

E acrescenta: “pandemia, inflação e guerra intensificam o movimento de autoproteção das maiores economias do mundo, principalmente em setores essenciais como o de alimentos e de energia. Resultado: empobrecimento coletivo e menor eficiência na produção global.”

Já do ponto de vista estratégico, “o ataque de Putin à Ucrânia jogou a Rússia de volta à sua posição mais fraca desde a Segunda Guerra Mundial. E os ucranianos mostraram que estão prontos para lutar e que nunca aceitarão um regime fantoche russo.” Por isso, segundo o professor, “essa guerra irá durar muitos anos.” Isso sem falar da incerteza de um dano maior, até mesmo de uma terceira guerra mundial, com a Alemanha se rearmando.

Participe do SAB CEO 2023 (vagas limitadas / máximo de 50 líderes). Clique aqui para saber mais.