O impacto da Saúde Mental na sua empresa__

Artigo: autoria da empresa Cuidas – O impacto da Saúde Mental na sua empresa

Não é de hoje que o tema Saúde Mental está em voga. Em 2020 o volume de buscas no Google para o termo sofreu um aumento de 98%, mostrando então a sua grande representatividade e interesse por parte das pessoas acerca do tema

Após vários meses de pandemia e distanciamento social, sofremos uma grande ruptura com a realidade e vida que nos cercava. Os impactos disso são muito relevantes, e merecem ser retratados e incluídos na agenda de qualquer empresa. Afinal, Saúde Mental não impacta somente a nossa vida pessoal, mas também a profissional.

Saúde Mental pós pandemia: e as tendências para as empresas

É fato que estamos passando por uma situação muito delicada e intensa. Porém você já parou para pensar e avaliar quais os impactos de tudo isso nas esferas de sua vida?

Dados recentes da OMS mostram que, atualmente, o Brasil é considerado o país com maior número de pessoas ansiosas do mundo, o segundo mais estressado, e o quinto mais deprimido. Além de alarmar, estes números nos mostram o quanto devemos olhar com cuidado e atenção para as questões de Saúde Mental.

Atualmente, cerca de R$ 210 bilhões são perdidos anualmente pela falta de diagnóstico e tratamentos necessários para o combate à depressão. Sendo assim, podemos dizer que a Saúde mental é a terceira maior causa de afastamentos no trabalho, ou seja, no longo prazo, o impacto de casos relacionados ao tema no dia-a-dia das empresas será muito relevante.

Impacto da Saúde Mental no trabalho

Quando paramos para analisar os efeitos que a Saúde Mental causa na vida dos colaboradores e das empresas, três coisas são muito evidentes:

> Construindo uma cultura de autocuidado na sua empresa

  • Menos produtividade: questões relacionadas à Saúde Mental dos colaboradores quase sempre impactam diretamente sua produtividade no trabalho;
  • Maior taxa de absenteísmo: o absenteísmo é caracterizado pela ausência de um colaborador ou mais colaboradores no período laboral, seja por algumas horas — como nos casos de atraso ou uma saída adiantada ao fim do expediente — ou até mesmo faltando por vários dias. É importante atentar-se aos sinais e procurar saber o que pode vir a estar acontecendo, e quem sabe, procurar uma maneira de resolver a questão em conjunto com a pessoa;
  • Aumento do turnover: o turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Quando essa taxa começa a ter um aumento exponencial ou significativo é hora procurar entender o real motivo desta situação – e traçar um plano de ação para combater esse aumento. Além disso, o turnover pode gerar um forte impacto na cultura organizacional das empresas, por isso, é sempre recomendável manter-se alerta.

Os desafios de engajar os colaboradores com saúde mental

Quando lidamos com pessoas, nem sempre é tão fácil promover ações dentro das organizações que visam um aumento de engajamento são um desafio para o RH. Seja com algum assunto relacionado diretamente ao trabalho, seja com qualquer outro tema. Porém, existe um desafio ainda maior quando falamos sobre saúde mental.

> Como auxiliar seus colaboradores a lidar com o luto?

Há ainda um grande estigma e tabu sobre o tema que precisa fortemente ser desfeito. Afinal, é normal que todos tenhamos traumas, sentimentos e sensações. A empresa junto com o RH pode ter um papel muito importante em proporcionar momentos com a finalidade de disseminar informações e educar sobre o tema.

  • Vencendo barreiras Culturais e Pessoais: cada pessoa é única, e por isso, é importante reconhecer que cada um de nós carrega uma bagagem cultural e pessoal que é intransferível. Algumas podem ser mais abertas para falar sobre um determinado assunto, enquanto outras nem tanto. O papel da empresa neste momento é organizar um espaço onde todos possam contribuir com suas bagagens e se sentir seguras e confortáveis para compartilhar experiências;
  • Priorizar a vida em seu âmbito pessoal e social: ninguém vive somente para trabalhar. Dessa maneira, é importante que a empresa preze e dê espaço para que todas as pessoas possam ter tempo de qualidade para aproveitar as demais esferas de sua vida;
  • Foco no bem estar e produtividade: o bem-estar pode ser físico, mental e social. A completude dessas categorias faz com que, na maioria das vezes, as pessoas se sintam felizes em pertencer a um determinado grupo ou local. É de suma importância        que o RH busque promover ações dessa categoria, como momentos de lazer, descontração e descompressão – contribuindo também para a construção de um elo, não somente entre os colaboradores, mas também com a própria organização.

Dicas práticas para aplicar na sua empresa

Separamos algumas dicas que podem contribuir para a construção de uma cultura voltada para o autocuidado e Saúde Mental na sua empresa. São elas:

> A importância em mapear o Perfil de Saúde da sua empresa

  • Mapeamento do Perfil Epidemiológico: em outras palavras, mapear o Perfil de Saúde da sua empresa pode contribuir fortemente para o planejamento de ações de saúde mais assertivas e que fomentem o engajamento dos colaboradores. Sendo assim, há maior suporte e apoio ao RH durante todo o processo de trabalho;
  • Ações Coletivas: as Ações Coletivas são espaços destinados à troca de experiências e saberes. Servem para informar, educar e também como um espaço seguro para que cada pessoa possa compartilhar alguma coisa vivida e assim, formar uma rede de apoio;

Quer saber mais sobre a importância em ter um olhar mais atento para a Saúde Mental na sua empresa? Baixe agora este material com insights sobre o mercado e também, com uma ferramenta que auxilia o RH a mapear a situação atual da empresa. Ao final do mapeamento, você terá um assessment exclusivo elaborado de acordo com suas necessidades e dores.

Cuidas: para saber mais, clique aqui

Gostou deste artigo? Confira mais em nosso blog e compartilhe nas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Open chat
Estamos online!
Olá 👋🏻
Podemos te ajudar?