“Um novo jeito de trabalhar” (Work Rules), livro escrito por Laszlo Bock, ex-vice presidente sênior de operações de pessoal do Google, revela detalhes sobre os processos de recrutamento e seleção da gigante do Vale do Silício. Além de evidenciar a importância da cultura dentro da organização e as ferramentas de gestão e avaliação de pessoas da companhia, considerada uma das melhores para se trabalhar no mundo.
“Não é justo que a experiência no trabalho seja tão desmotivadora e desumana quanto se vê por aí”, afirma Bock, co-fundador e CEO da Humu, plataforma criada com intuito de auxiliar a produtividade de empresas por meio de recursos humanos. No livro, o ex-chefe de RH do Google mostra como a filosofia certa de trabalho é capaz de atrair e reter os melhores talentos para o seu negócio garantido que os profissionais se desenvolvam, tenham sucesso e sejam felizes.
Ações na prática: “Um novo jeito de trabalhar”
O autor dá exemplos de ações, na prática, que melhoraram o desempenho e a satisfação dos funcionários. O bacana é que são procedimentos que nos fazem refletir. Leia alguns abaixo:
- Aprenda com os melhores funcionários – e também com os piores;
- Tire o poder dos gerentes e confie em seu pessoal;
- Contrate apenas pessoas melhores que você em alguma coisa, não importa quanto tempo isso leve;
- Não confie somente no instinto: use dados para prever e moldar o futuro;
- Faça da transparência o padrão e esteja aberto para receber feedback;
- Se você estiver confortável com a liberdade que deu a seus funcionários, não deve ter dado liberdade o bastante.
Transparência nas ações e experimentos
Eleito um dos melhores livros de negócios pela The Economist, Forbes e Business Insider, a obra também traz reflexões sobre os desafios de se aplicar uma nova forma de gestão de pessoas fazendo cair por terra hierarquias e cadeias de controle.
O autor ressalta ainda, no livro, a importância da transparência nas ações e experimentos, principalmente quando forem por tempo determinado, para teste ou por motivos que podem deixar de existir.
Abaixo, leia os 8 atributos que um bom gestor de RH deve ter, segundo o autor, e conheça as 10 crenças do Google:
8 atributos do Projeto Oxigênio (como ser um bom gestor de RH?)
– Ser um bom orientador
– Capacitar (ou empoderar) a equipe e não microgerenciar
– Expressar interesse/preocupação pelo sucesso e bem-estar pessoal dos membros da equipe
– Ser muito produtivo e voltado para resultados
– Ser um bom comunicador – ouvir e compartilhar informações
– Ajudar a equipe no desenvolvimento da carreira
– Ter uma visão/estratégia clara para a equipe
– Ter competências técnicas importantes que ajudem
As 10 crenças do Google são:
- Concentre-se no usuário e todo o resto será consequência
- É melhor escolher uma coisa e fazê-la muito bem
- Rápido é melhor que devagar
- A democracia funciona na web
- Você não precisa estar em sua mesa para precisar de uma resposta
- É possível fazer dinheiro sem fazer o mal
- Sempre haverá mais informações
- A busca por informações cruza todas as fronteiras
- É possível ser sério sem usar terno
- Excelente ainda não é o suficiente
“Um novo jeito de trabalhar”- onde encontrar o livro: clique aqui
Para se aprofundar mais sobre o tema gestão de pessoas, participe do HR Key People Analytics – Encontro digital que reunirá líderes da área (vagas limitadas: cerca de 50 executivo.