5 dicas de como ser um CFO de sucesso__

Ser um CFO de sucesso é o sonho de todo profissional que possui background na área de finanças. Mas quais habilidades e competências você precisa ter para crescer nesta carreira? É claro que a experiência conta muito, mas as organizações buscam hoje perfis com visão estratégica da essência dos seus negócios.

Isso porque as decisões de um CFO ( Chief Financial Officer ) impactam todos os departamentos e, consequentemente, as ações dos colaboradores de uma organização. E a longevidade de uma companhia, sua saúde financeira, depende muito de um planejamento estratégico eficaz, que não envolva somente a área de finanças.

Além de posicionamento estratégico, o diretor financeiro deve se comunicar bem. Já foi a época em que profissionais de exatas não precisavam ter habilidades na interação com equipes. Hoje, com as novas tecnologias, está tudo interligado e a análise de dados financeira, por exemplo, tem que ser repassada de forma clara para que todos os colaboradores compreendam bem os processos e saibam como agir.

Como ser um CFO de sucesso? Habilidades e competências

Confira, a seguir, habilidades e competências necessárias para se tornar um CFO.

1 – Invista em sua formação profissional

Investir em especializações, pós-graduação ou MBA (Master of Business Administration) é fundamental para que o profissional se diferencie no mercado. Geralmente, os diretores financeiros têm graduação em finanças, economia, contabilidade ou administração. Mas a maior parte deles continuou estudando depois que concluíram a faculdade.

2 – Amplie sua experiência na área financeira

Tente ocupar posições de controller ou tesoureiro dentro das organizações, pois essas são funções que a maioria dos CFOs exerceu. Afinal, são cargos que exigem muita responsabilidade e experiência na execução de estratégias. E, por isso, experiências nestas áreas se tornaram referência na hora de se contratar um diretor financeiro.

3 – Desenvolva um perfil analítico

A capacidade de analisar uma situação para tomar decisões com interpretação de dados é uma das principais funções do CFO. E a melhor forma de se desenvolver um perfil analítico é lendo. O hábito de ler aprimora e muito as habilidades cognitivas.

4 – Visão holística

Se você quer ser um CFO de sucesso, tenha visão holística. Procure entender o funcionamento de toda a organização em qualquer cargo que esteja (desde o início de sua carreira). Além disso, é importante ter ciência das políticas de valorização humana da companhia e do relacionamento com fornecedores. Agregue valor à atividade empresarial e não se limite ao que precisa ser feito diariamente.

5 – Transformação digital: construa cenários mais assertivos

Profissionais do setor financeiro tendem a ser mais inflexíveis, o que não cabe mais na era digital. Com as novas tecnologias, é possível construir cenários mais assertivos, o que é um ganho para o crescimento da organização, além de gerar vantagem competitiva. Por isso,  o CFO vê atualmente a transformação digital como uma aliada no sucesso da organização.

Procure, portanto, expandir seus conhecimentos tecnológicos. Fique antenado às inovações que permeiam o setor financeiro: segurança cibernética, análise de big data, software como serviço etc. Entender as tecnologias disponíveis é o primeiro passo para evitar investimentos de risco e focar nos que trazem benefícios.

Uma das formas de se aprofundar sobre estes e outros assuntos que envolvem os serviços financeiros é dividindo experiências com profissionais da área. Participe do Sab Retailed – o Encontro híbrido terá cerca de 50 executivos.

Leia também: Uso de meios eletrônicos de pagamento muda comportamento do consumidor

Gostou deste artigo? Confira mais em nosso blog e compartilhe nas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Open chat
Estamos online!
Olá 👋🏻
Podemos te ajudar?