Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas, cujo objetivo é potencializar e melhorar o posicionamento de um site, blog, loja virtual etc nos resultados orgânicos das plataformas de busca (sendo hoje o Google a principal), conquistando mais visitantes e consequentemente mais conversões.
Mas a maioria das empresas no Brasil investe em plataformas de comunicação – como sites e blogs sem utilizar essa ferramenta, o que inclui a produção de conteúdo com indexação SEO. E sem a otimização para mecanismos de busca fica praticamente impossível ganhar autoridade no Google e gerar tráfego orgânico.
Por que a estratégia SEO é tão necessária na era digital?
Em plena era digital, as organizações enfrentam um grande desafio: conquistar seus “territórios” na web. E a ferramenta SEO é tão poderosa que faz com que as empresas apareçam nos primeiros resultados de busca orgânica do Google, sem gastar nada com mídia paga.
Isso acontece porque o tráfego na web é em grande parte conduzido pelos mecanismos de busca. E a maioria das pessoas do planeta não faz praticamente nada hoje sem pesquisar na Internet. Antes de comprar um produto, contratar um serviço, se capacitar ou obter uma simples informação, os consumidores recorrem ao Google.
Mas como utilizar a ferramenta SEO? Primeiramente é preciso construir um canal de comunicação na web que seja responsivo, pois isso é uma exigência do Google. Ou seja, o layout do seu site, por exemplo, tem que se adequar perfeitamente aos vários tipos de aparelhos existentes: laptops, tablets, smartwatches, consoles de videogames, computadores e, principalmente, os smartphones (Android e IOS) que são um dos meios de acesso à Internet mais usados pelas pessoas no mundo.
A boa notícia é que hoje, com os avanços tecnológicos, podemos criar um site ou blog responsivo utilizando, por exemplo, o WordPress (software de vanguarda para publicação de blogs e sites na Internet). Essa é uma das ferramentas mais indicadas no mundo porque, além deles disponibilizarem gratuitamente templates (layouts) responsivos, é muito fácil de operar.
Produção de conteúdo X SEO
Logo após criar um site responsivo no WordPress, você precisa otimizá-lo para SEO. Existem vários puglins que vão fazer com que seu canal de comunicação apareça nos resultados de busca. Mas para ocupar realmente seu território na Internet e ganhar autoridade no Google, você precisa ir além: criar conteúdos relevantes e consistentes, com estratégia SEO.
Lembre-se que o Google (onde se concentra cerca de 93% das buscas do planeta) é uma grande “biblioteca” e eles precisam responder tudo o que os internautas perguntam. E a maior parte das pessoas acredita na busca orgânica (aqueles resultados que aparecem a partir da quarta posição, sendo as três primeiras mídias pagas).
Por isso, grande parte das empresas hoje já se atentou que precisa ter, por exemplo, um blog dentro do site corporativo para publicar conteúdo. Mas a forma como os textos são escritos não produzem muito resultado. Primeiro porque a marca precisa ser isenta e falar do mercado de atuação e não dela. Fora que o conteúdo tem que ser inédito (o Google pune cópias).
Além disso, ao contratar um jornalista para a produção de conteúdo, ele vai precisar entender de SEO. Isso porque já não basta produzir bons textos, eles precisam ser indexados nos mecanismos de busca e, para isso, a utilização de palavras-chave é imprescindível – entre outras técnicas de redação a seguir.
As palavras e frases que as pessoas usam para pesquisar determinado assunto no Google, por exemplo, podem ser utilizadas na produção de textos (respeitando regras, é claro). E ao digitar determinada palavra, o internauta pode vir facilmente até você. Por isso, as técnicas de SEO são tão necessárias atualmente.
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