Geração Alpha tem uma nova visão de mundo

Geração Alpha

A Geração Alpha, que são os nascidos a partir de 2010, têm uma visão de mundo global, sem fronteiras, devido às experiências vividas na Internet, os que os tornam mais livres, questionadores e versáteis. Não é à toa que temas tão importantes e difíceis de serem compreendidos pela sociedade, como diversidade, inclusão social e meio ambiente já fazem parte do cotidiano desses pequenos hiperconectados, que parecem gigantes diante desses assuntos.

Sem falar que eles ficam totalmente à vontade ao se interagirem com as novas tecnologias, pois lidam com o universo digital desde que nasceram. Ou seja, para essas crianças, o futuro já é hibrido e a maior parte delas adora viver imersões online. Por isso, as marcas precisam entender melhor essa nova geração, que busca viver experiências incríveis ao invés de valorizar bens materiais. 

E o comportamento diferenciado dessa nova geração irá gerar, no futuro, mudanças ainda mais profundas no mundo corporativo. Afinal, o trabalho para os Alphas será sinônimo de prazer e felicidade. Dificilmente, eles aceitarão dedicar horas de suas vidas para empresas que não têm como meta fazer a diferença no planeta. E para isso, o propósito de vida deles terá que estar alinhado ao da organização.

Por outro lado, os Alphas recebem muitos estímulos visuais, sonoros e interativos, pois vivem conectados praticamente o tempo todo. E isso faz com que eles desenvolvam a habilidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, o que pode prejudicar a concentração e a paciência.

Geração Alpha X Novas tecnologias

A naturalidade com que os Alphas misturam o real e o digital indica que esse é um público mais propenso a aceitar tecnologias de ponta como o “metaverso”. Eles também estão mais abertos aos conteúdos imersivos produzidos por marcas e adoram comprar o que seus influenciadores digitais sugerem.

Já as gerações anteriores têm uma visão de mundo bem diferente, pois nasceram dentro de um contexto totalmente diferente. Confira abaixo:

Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964

Baby Boomers são os nascidos após a Segunda Guerra Mundial, cujo termo surgiu em função da alta natalidade registrada pelos Estados Unidos neste período. Apesar de a economia norte-americana ter se beneficiado com o fim da Guerra, essa geração foi marcada por muitos conflitos sociopolíticos, sendo associados a movimentos que emergiram nesta época. Entre eles, ambientalismo, ativismo, hippie, o que contribuiu para a formação de uma geração mais conservadora, objetiva e menos consumista.

Geração X: nascidos entre 1965 e 1980

A geração X cresceu em uma época bem turbulenta e incerta, mas encontraram um cenário mais favorável ao entrarem no mercado de trabalho. Vale ressaltar também que a maioria convivia com pais e mães que trabalhavam, sendo muitos deles divorciados. Isso fez com que essa geração valorizasse mais o ofício e a convivência com amigos.

A geração X também foi impactada pelas mudanças tecnológicas e o crescimento da Internet, o que contribuiu para que os nascidos nesta época fossem mais adaptáveis. Não é à toa que eles ocupam atualmente altos cargos de liderança dentro das organizações e conseguem influenciar e motivar as gerações mais novas.  Eles valorizam, por exemplo, marcas renomadas no mercado, mas estão sempre em busca de novos modelos de negócios que gerem vantagem competitiva para os negócios.

Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996 

Uma das principais características dos nascidos nesta época é que eles priorizam a qualidade de vida. O aspecto financeiro é uma consequência do que eles gostam de fazer. Tantos que os benefícios que fazem a cabeça dos colaboradores atualmente são os voltados para o bem-estar. Já foi o tempo que uma empresa atraia e retinha talentos por salário. A era digital abriu um leque de oportunidades para quem quer empreender e a crise pandêmica de Covid-19 reforçou ainda mais a importância de se viver com propósito.

Geração Z: nascidos entre 1997 e 2009

Essa é uma geração que nasceu em plena era digital e, por isso, eles sabem lidar muito bem com as novas tecnologias. São os chamados “nativos digitais”.

Diferentemente da geração Y, que é mais idealista, a geração Z tem como característica ser mais pragmática e autêntica. Por isso, é possível afirmar que a maioria das pessoas nascidas nesta época tem preferência por marcas engajadoras, com um tom de voz “gente como a gente”. Além disso, valorizam empresas envolvidas em causas ambientais e sociais, que fazem a diferença no mundo.

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