Fit cultural: capacidade de a pessoa se adaptar aos valores da empresa

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Fit cultural é a capacidade de a pessoa se adaptar aos valores da empresa e à cultura da organização. Isso porque o colaborador necessariamente tem que estar em sintonia com o negócio e abraçar o propósito da empresa. Ter um objetivo de vida hoje alinhado ao da companhia é o que a maior parte dos colaboradores de alta performance busca e eles são extremamente necessários na era digital.

Antes, na hora de contratar, as empresas priorizavam o conhecimento técnico. E hoje, as competências comportamentais ganham cada vez mais importância na avaliação de um candidato . Elas demonstram a capacidade que um profissional tem de ser proativo, inovar, tomar iniciativas, empreender, aprender coisas novas, mudar as coisas à sua volta etc.

Por isso, o fit cultural é uma forma eficaz de avaliar pessoas atualmente. A metodologia ajuda os profissionais de recursos humanos na identificação de traços comportamentais e de personalidade do candidato, que são compatíveis com o ambiente organizacional.

Fit cultural: benefícios

Contratar um profissional fora do perfil “ideal” pode trazer grandes problemas para as organizações. Por isso, um dos benefícios do fit cultural é que os profissionais de RH conseguem ser mais assertivos ao adotar esse conceito. Por outro lado, o candidato também terá maior chance de se adaptar aos processos e cultura da empresa, o que contribui para o sucesso da companhia.

Isso porque colaboradores que têm um fit cultural alinhado aos valores e propósito da empresa se sentem mais felizes no trabalho. E as organizações que conseguem ter times mais motivados, sem dúvida nenhuma, atingem melhores resultados, além de ganharem vantagem competitiva. 

Mas manter times engajados não é uma tarefa fácil. Tanto que uma das maiores preocupações das empresas hoje é a rotatividade de funcionários. A contratação de um profissional cujo perfil é inadequado e a perda de um excelente colaborador podem causar prejuízos, inclusive, financeiros para a organização.

E, por isso, a importância de se avaliar o fit cultural do colaborador, não só na hora de contratar, mas durante toda a sua jornada na empresa. Para isso, todos os gestores devem estar envolvidos neste processo fazendo com que os funcionários sintam-se confortáveis para receber e dar feedbacks, independente do nível hierárquico.

Afinal, o sucesso de uma equipe de alta performance está atrelado ao comprometimento individual de cada colaborador. Por isso, cabe ao gestor demonstrar a importância de cada peça para o bom funcionamento da engrenagem como um todo. Vale ressaltar que o aumento do engajamento do funcionário irá fortalecer o time. Consequentemente, a empresa terá uma equipe mais apta e estratégica na solução de problemas.

Mas antes de o RH utilizar o fit cultural como estratégia para atrair e reter talentos, é preciso que a empresa tenha uma cultura organizacional sólida, com os valores que deseja alcançar bem definidos. Que pode ser documentado em um “código de conduta” a ser seguir pelos funcionários diante de um propósito bem definido por parte da companhia.

Colaborador de alta performance: busca por empresas mais flexíveis

Agora, empresas cujos colaboradores são mais produtivos não avaliam as pessoas por horas trabalhadas, mas por resultados. A gigante Google, por exemplo, ganhou vantagem competitiva no mercado por ser uma das primeiras  companhias globais a mudar a forma de trabalho.

Seus funcionários têm horários flexíveis e durante o expediente desfrutam de vários benefícios. Todos têm espaço para se expressarem, o que torna a competitividade entre eles menor. Além disso, a transparência do Google em suas comunicações faz com que os colaboradores entendam melhor os valores da organização.

Leia a matéria: Como identificar um colaborador de alta performance?.