Por Christine Salomão, jornalista – diretora de conteúdo da ebdi. ChatGPT – uso de curto, médio e longo prazo nas organizações.
O ChatGPT é um aliado estratégico para as empresas na era digital. Sua capacidade de compreensão contextual, geração de texto natural e flexibilidade de customização o tornam uma ferramenta versátil que pode ser aplicada em diversas áreas, impulsionando a eficiência, a inovação e a satisfação do cliente. Por isso, à medida que as empresas buscam se destacar em um ambiente cada vez mais competitivo, o ChatGPT se apresenta como uma peça-chave na busca pela excelência operacional e pela criação de experiências únicas para seus públicos-alvo.
Segundo Alan Camillo, CTO da Blueshift, “o ChatGPT foi treinado usando grandes quantidades de dados, e é por isso que essas ferramentas são chamadas de Large Language Models (LLMs), o que significa que o ChatGPT também tem vastas reservas de conhecimento”. O executivo que realizou palestra no SAB CIO 2023, uma iniciativa da EBDI, também ressaltou durante o “Encontro” de líderes que à medida que a IA generativa e aplicativos LLM avançam, fica evidente que a customização será a chave para desbloquear o verdadeiro potencial dessas tecnologias para as empresas.
“A capacidade de moldar modelos pré-treinados com dados internos e conhecimento especializado não apenas ajuda a resolver problemas específicos, mas abre portas para a inovação e a diferenciação competitiva. Aqueles que souberem aproveitar essa oportunidade estarão na vanguarda da revolução impulsionada pela IA”, explica Camillo.
No curto prazo, por exemplo, as empresas podem aproveitar o ChatGPT para aprimorar significativamente suas operações de atendimento ao cliente. Uma das formas é integrando a ferramenta em plataformas de chat online para fornecer respostas instantâneas e personalizadas para as consultas dos clientes. Isso não apenas aprimora a experiência do cliente, mas também libera os colaboradores para tarefas mais complexas, enquanto o ChatGPT lida com interações rotineiras.
ChatGPT: desenvolvimento de assistentes virtuais especializados
No médio prazo, as empresas podem investir na criação de assistentes virtuais especializados usando o ChatGPT. Esses assistentes podem ser customizados para atender às necessidades específicas de setores particulares, oferecendo suporte em tarefas como pesquisa de mercado, análise de dados e até mesmo fornecendo insights estratégicos.
Afinal, a capacidade do ChatGPT de entender contextos e gerar respostas coerentes pode ser aproveitada para criar assistentes que funcionem como extensões virtuais de equipes de trabalho. Agora, já a longo prazo, as empresas podem explorar oportunidades de inovação e co-criação com a ferramenta.
Isso porque o ChatGpt pode ser incorporado em processos de brainstorming, facilitando a geração de ideias criativas e soluções para desafios complexos. Ou seja, a capacidade da IA de entender e gerar texto de maneira natural pode ser um catalisador valioso para impulsionar a criatividade e a inovação dentro das organizações.
Outro diferencial é que com sua capacidade de processar grandes volumes de informações e gerar insights relevantes, o ChatGPT pode ser integrado em processos de tomada de decisões. A ferramenta oferece suporte na análise de dados, pesquisa de mercado e na geração de relatórios, capacitando as empresas na tomada de decisões informadas e estratégicas.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, participe do curso Formação de IA e ChatGPT, uma iniciativa da EBDI ACADEMY. Projetado para profissionais e líderes empresariais que desejam explorar o potencial revolucionário do ChatGPT em suas operações, o treinamento intensivo cobre desde fundamentos até aspectos avançados, como boas práticas, ferramentas integrativas, atualizações regulatórias, estratégias de compliance, mitigação de riscos e eficiente gestão de IA conversacional nas empresas.