Este artigo foi escrito por Camila Lustosa, Corporate HR Director Latam na Santo De Casa Endomarketing para a ebdi.
Quais os entraves para um ambiente inovador?
Não é incomum a inovação vir do meio em que as pessoas “arriscam a própria pele”.
Com isso, me refiro a uma expressão do pensador Nicholas Taleb, ou seja, pessoas que estão na linha de frente, junto ao cliente, na operação, fazendo a coisa toda acontecer.
O que percebemos ao longo de 12 anos de pesquisas com foco em comunicação junto a organizações de todo porte é que temos alguns entraves a um ambiente de inovação:
Distanciamento da alta gestão
A alta gestão costuma ter pouco tempo disponível (ou dedica pouco tempo) para aproximar-se da “base” e muitas vezes dos seus próprios gestores.
Isso a impede de ver e sentir as oportunidades. Mas felizmente hoje temos meios e canais viabilizados pela tecnologia e que facilitam esse processo, vale investir.
Gestores
Muitas vezes excelentes técnicos, assumem posições de liderança despreparados e inseguros para exercerem seu papel:
- Apoiar a equipe (estamos falando aqui de delegar sem “delargar”);
- Incentivar as pessoas a trabalharem melhor e praticar a escuta (ativa);
- Permitir que as ideias e iniciativas sejam acolhidas e levadas à prática.
Importante aqui que um gestor tenha algo a perder com o fato de não conduzir o processo desta forma, entendendo que todos perdem ao não criarmos esse ambiente e são corresponsáveis por isso.
A qualidade da comunicação
Comunicarmo-nos sempre foi um desafio.
O processo é complexo, envolve repertório, vivências, cognição, aspectos psíquicos, habilidades.
Hoje, temos novos meios para este fim e, com isso, o desafio só aumenta.
O tom, a forma e o conteúdo tornam-se ainda mais importantes.
Este ponto é um dos principais causadores da improdutividade nas organizações: a falta dos porquês, informações incompletas ou equivocadas, a falta de clareza na troca de informações, um diálogo em tom alterado.
Tudo contribui para uma comunicação enviesada. Quem paga o preço? A empresa como um todo, claro, com menos resultados e menos oportunidades.
Marketing Innovation
Um encontro digital sobre Inovação em Marketing
saiba +
Os grupos
Em 70% das empresas pesquisadas até hoje por nós:
Os profissionais das diferentes áreas não se conhecem, não sabem o que cada uma delas faz e menos ainda qual sua importância para o resultado global.
E visão sistêmica é uma das premissas para as pessoas se entendam num ecossistema e entreguem o que se espera delas.
A falta de autonomia
Quando um profissional não tem o mínimo de autonomia para exercer seu trabalho, a inovação simplesmente não acontece.
É comum vermos profissionais desengajados pelo fato de não poderem tomar decisões.
Uma comunicação efetiva, que deixa claro o que a empresa deseja e para onde vai, pode contribuir para isso.
O clima organizacional, o resultado financeiro e a credibilidade da organização dependem desses fatores bem resolvidos.
Neste momento, quando falamos em uma comunicação simétrica, não se trata de um formato possível apenas: sem esses atributos, não há como manter-se como um player relevante no mercado.
Sabemos que a tarefa não é fácil, mas há formas divertidas, desafiadoras e altamente inspiradoras de criar esse ecossistema.
Desenvolver um ambiente com uma comunicação simétrica, efetiva, clara e objetiva é uma delas.