Não existe inovação sem comunicação__

Este artigo foi escrito por Camila Lustosa, Corporate HR Director Latam na Santo De Casa Endomarketing  para a ebdi.

Quais os entraves para um ambiente inovador?

Não é incomum a inovação vir do meio em que as pessoas “arriscam a própria pele”.

Com isso, me refiro a uma expressão do pensador Nicholas Taleb, ou seja, pessoas que estão na linha de frente, junto ao cliente, na operação, fazendo a coisa toda acontecer.

O que percebemos ao longo de 12 anos de pesquisas com foco em comunicação junto a organizações de todo porte é que temos alguns entraves a um ambiente de inovação:

Distanciamento da alta gestão

A alta gestão costuma ter pouco tempo disponível (ou dedica pouco tempo) para aproximar-se da “base” e muitas vezes dos seus próprios gestores.

Isso a impede de ver e sentir as oportunidades. Mas felizmente hoje temos meios e canais viabilizados pela tecnologia e que facilitam esse processo, vale investir.

Gestores

Muitas vezes excelentes técnicos, assumem posições de liderança despreparados e inseguros para exercerem seu papel:

  • Apoiar a equipe (estamos falando aqui de delegar sem “delargar”);
  • Incentivar as pessoas a trabalharem melhor e praticar a escuta (ativa);
  • Permitir que as ideias e iniciativas sejam acolhidas e levadas à prática.

Importante aqui que um gestor tenha algo a perder com o fato de não conduzir o processo desta forma, entendendo que todos perdem ao não criarmos esse ambiente e são corresponsáveis por isso.

A qualidade da comunicação

Comunicarmo-nos sempre foi um desafio.

O processo é complexo, envolve repertório, vivências, cognição, aspectos psíquicos, habilidades.

Hoje, temos novos meios para este fim e, com isso, o desafio só aumenta.

O tom, a forma e o conteúdo tornam-se ainda mais importantes.

Este ponto é um dos principais causadores da improdutividade nas organizações: a falta dos porquês, informações incompletas ou equivocadas, a falta de clareza na troca de informações, um diálogo em tom alterado.

Tudo contribui para uma comunicação enviesada. Quem paga o preço? A empresa como um todo, claro, com menos resultados e menos oportunidades.    

Marketing Innovation

Um encontro digital sobre Inovação em Marketing

Os grupos

Em 70% das empresas pesquisadas até hoje por nós:

Os profissionais das diferentes áreas não se conhecem, não sabem o que cada uma delas faz e menos ainda qual sua importância para o resultado global.

E visão sistêmica é uma das premissas para as pessoas se entendam num ecossistema e entreguem o que se espera delas.

A falta de autonomia

Quando um profissional não tem o mínimo de autonomia para exercer seu trabalho, a inovação simplesmente não acontece.

É comum vermos profissionais desengajados pelo fato de não poderem tomar decisões.

Uma comunicação efetiva, que deixa claro o que a empresa deseja e para onde vai, pode contribuir para isso.

O clima organizacional, o resultado financeiro e a credibilidade da organização dependem desses fatores bem resolvidos.

Neste momento, quando falamos em uma comunicação simétrica, não se trata de um formato possível apenas: sem esses atributos, não há como manter-se como um player relevante no mercado.

Sabemos que a tarefa não é fácil, mas há formas divertidas, desafiadoras e altamente inspiradoras de criar esse ecossistema.

Desenvolver um ambiente com uma comunicação simétrica, efetiva, clara e objetiva é uma delas.

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