A importância da comunicação para engajar times

comunicação para engajar times

Na era digital, a comunicação se tornou uma arma poderosa para engajar times. Isso porque quando a empresa escuta seus colaboradores e valoriza opiniões individuais, os times se sentem mais confortáveis para compartilhar conhecimento. Sem falar que o poder de voz amplia a sensação de “pertencimento” e todos passam a trabalhar para alcançar os mesmos objetivos.

Afinal, o futuro sinaliza que o engajamento dos times se dará pelo propósito e, por isso, criar uma estratégia de comunicação mais acessível é o primeiro passo para reter e atrair talentos. A começar que um profissional alinhado com os objetivos da corporação tem muito mais chances de abraçar as metas da empresa, além de se sentir feliz diante da rotina do ofício.

Principalmente as novas gerações que buscam trabalhar em empresas que fazem a diferença no mundo e, consequentemente, em suas vidas. Por isso, organizações que investem no propósito para engajar times, além de gerar vantagem competitiva, formam equipes mais dedicadas e qualificadas.

Mas para que os colaboradores vistam a camisa da organização, o departamento de Recursos Humanos (RH) precisa estimular um aprendizado constante em todos os setores da empresa. E uma das formas de fazer isso é incentivando a comunicação entre os times para que todos possam ter uma visão conjunta do que estão realizando.

Encontros constantes entre os gerentes das áreas também contribuem para a troca de expertise, pois cada profissional pode passar a sua visão do negócio e dar ideias para que haja mais interação entre as partes. Já os líderes, que geralmente são menos acessíveis para a maior parte dos funcionários, precisam praticar a flexibilidade e dar espaço para que os times se expressem.

Existem vários tipos de comunicação para engajar times

Seja pessoalmente, por telefone ou por videoconferência, a comunicação verbal é uma das mais importantes para engajar times, pois é  a melhor oportunidade para os membros da equipe expressarem os seus pensamentos. 

Já a comunicação não verbal afeta bastante os relacionamentos, pois se faz presente na linguagem corporal, expressões faciais. Por isso, os líderes precisam prestar bastante atenção aos sinais enviados.

Agora, por intermédio da comunicação escrita, as equipes podem se conectar de forma efetiva em todos os canais de comunicação da empresa. Por isso, essa é a melhor forma de manter todos os colaboradores informados sobre metas e gols alcançados pelas equipes, além de promover a interação entre as áreas.

Outro recurso que dever ser utilizado pelos líderes para motivar equipes e a comunicação visual. Por intermédio das imagens, os colaboradores conseguem entender melhor o que a empresa quer falar, principalmente em reuniões ou sessões de treinamento dos times.

Mas diante dos conflito entre gerações que o mundo corporativo enfrenta hoje, a melhor forma de comunicação para reter e atrair talentos é a escuta. Além de criar um ambiente saudável, os colaboradores se sentem mais motivados quando as hierarquias são quebradas e eles podem falar sem constrangimentos.

Tanto que os benefícios que fazem a cabeça dos colaboradores atualmente são os voltados para o bem-estar. Já foi o tempo que uma empresa motivava talentos por salário. A era digital abriu um leque de oportunidades para quem quer empreender e a crise pandêmica de Covid-19 reforçou ainda mais a importância de se viver com propósito.

Leia a matéria: Benefícios que fazem a cabeça dos colaboradores

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