Como desenvolver a atitude mental positiva?__

“Tudo o que a mente humana pode conceber e acreditar, ela pode conquistar”, afirmou o escritor norte-americano Napoleon Hill,  o “pai da autoajuda”, referência na área de desenvolvimento pessoal. Afinal, o especialista “em sucesso” foi consultor do presidente Franklin Roosevelt e assessorou empresários globais renomados.

Mas o escritor ganhou o mundo ao encabeçar, em 1903, um estudo encomendado por Andrew Carnagie, que, nesta época, era considerado um dos homens mais ricos do mundo. O magnata queria saber como funcionava a mente de homens que atingiam grandes realizações e Hill passou a pesquisar a vida de grandes inventores, como Alexander Graham Bell e Thomas Edison.

O estudo durou duas décadas e Hill ouviu cerca 16 mil pessoas, entre elas, os 500 milionários mais importantes da época. O resultado foi o best-seller: “A Lei do Triunfo”, que ensinou, pela primeira vez na história do mundo, o verdadeiro segredo para o sucesso pessoal.

Atitude mental positiva X sucesso

Já em 1964, o escritor lançou o livro: “Atitude Mental Positiva” (Coautor W. Clement Stone), que nos ensina que o sucesso não depende de condições favoráveis, oportunidades ou sorte. Ou de conhecer pessoas certas na hora certa. Para Hill, “o sucesso surge a partir de uma atitude mental positiva. Por outro lado, o insucesso surge a partir de uma atitude mental negativa.”

Abaixo, confira algumas atitudes mentais positivas apontadas no livro, que podem te levar ao sucesso.

Suas escolhas

Sua vida é o produto e o resultado de suas escolhas. Você sempre tem (e teve) uma escolha. Você pode optar por deixar o estado atual da economia derrubar você ou pode optar por procurar oportunidades diante das adversidades e dos desafios. Escolha focar sua atenção no que você pode fazer e no que alcançará. A maneira como você escolhe ver o mundo cria o mundo que você vê.”

Gerencie seu tempo

“Limite seu tempo em frente à TV. Em vez disso, leia um livro positivo, inicie um projeto, adquira um novo hobby, passe algum tempo de qualidade com sua família ou faça algo que melhore sua vida. Gerencie seu tempo em torno de suas maiores prioridades e valores.”

Linguagem positiva

“Crie o hábito de usar linguagem positiva. Ouça as palavras que você usa. Evite palavras como ‘sempre’, ‘nunca’, ‘não’ e até ‘por que’. Diga ‘eu escolho’ ou ‘eu quero’, em vez de ‘eu preciso’ ou ‘eu devo’ e observe a diferença.”

Pessoas positivas

“Cerque-se de pessoas que têm uma influência positiva em sua vida, pessoas que falam a verdade e o apoiam. Expanda seu círculo de influência positiva com pessoas que estão mais à frente no desenvolvimento pessoal e profissional do que você. Desassocie-se de pessoas negativas que impedem seu progresso.”

Doe-se

“Doe-se para o que você procura, sem expectativas ou medições de retorno. Quando você busca o sucesso, ajude os outros a serem bem-sucedidos. Quando você procura a felicidade, ajude os outros a encontrar a felicidade primeiro.”

Desenvolvimento pessoal

“Ouça áudios com atitudes positivas, invista em cursos ou workshops ou participe de seminários de desenvolvimento pessoal. Leia livros de pessoas como Earl Nightingale, Jim Rohn, Charles Swindoll, John Maxwell, Dale Carnegie, Anthony Robbins, Jeffrey Gitomer, Wayne Dyer, Norman Vincent Peale, Ken Blanchard, Jack Canfield e muitos outros. Pessoas que escrevem sobre como você pode e conseguirá, não por que você não pode ou não conseguirá.”

Raiva e ressentimento

“Apegar-se a emoções negativas, como raiva ou ressentimento, drenará sua energia e impedirá que você avance para criar mudanças positivas em sua vida.

A melhor maneira de abandonar essas emoções é reconhecer completamente os sentimentos associados à experiência negativa inicial. Honre esses sentimentos e deixe-os ir, já que eles não lhe servem mais, e substitua-os por algo positivo. Você ainda pode se apegar às lições aprendidas com a experiência negativa inicial.”

Expectativas

“Com demasiada frequência, as pessoas tentam corresponder às expectativas dos outros, como pais, gerentes, cônjuges ou algo semelhante. Certifique-se de que suas expectativas sejam congruentes com quem você realmente é. Você é o que acredita e se torna o que espera. Espere o melhor, e apenas o melhor, da vida, dos outros e de si mesmo. Aja de acordo com suas expectativas.

Identifique e deixe de lado as crenças limitantes que não mais o apoiam ou o honram. Em vez disso, desenvolva crenças fortalecedoras alinhadas com seus objetivos, valores e desejo do seu coração.”

Administre sua vida

“Concentre sua atenção no que você pode controlar: seus pensamentos, suas ações, suas palavras, seu comportamento, seu estado emocional e suas ações e atividades diárias. Você é o administrador da sua própria vida e é o único responsável pelos resultados e experiências que cria. Tomar posse e responsabilidade por sua própria vida é uma liberdade e um privilégio tremendo. Tudo começa com a sua atitude.”

Leia também: Pessoas felizes produzem mais e melhor no trabalho

Gostou deste artigo? Confira mais em nosso blog e compartilhe nas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Open chat
Estamos online!
Olá 👋🏻
Podemos te ajudar?