Como identificar tendências de mercado?

Tendências

Por Christine Salomão, jornalista – diretora de conteúdo da ebdi. Como identificar tendências de mercado?

Diante da velocidade das mudanças no mundo dos negócios, antecipar tendências atualmente se tornou uma habilidade crítica para o sucesso corporativo. Afinal, é uma forma de decifrar os sinais do que está por vir e se adaptar de maneira proativa. Mas para podermos entender as tendências emergentes antes que elas se tornem padrões dominantes,  “é  preciso olhar para o futuro e testar o passado. E o problema não é a complexidade, é como nos organizamos para chegar. Qual é a estratégia?”, afirma Wilian Luiz Domingues, CIO da Paschoalotto, ao abrir o SAB CIO 2023, que aconteceu de 16 a 18 de agosto, no Mavsa Resort, em Cesário Lange, São Paulo, uma iniciativa da ebdi.

Segundo ele, o passo inicial é que “não podemos olhar para onde os players estão e sim para onde estão indo”, ressalta. Isso porque ao conseguirmos identificar o próximo grande movimento e nos posicionarmos estrategicamente, certamente, estaremos mais bem preparados para liderar e inovar, em vez de apenas reagir às mudanças. Tanto que as empresas da chamada nova economia, como, por exemplo, Uber, iFood e Airbnb, criaram modelos de negócios até então impensáveis desbancando organizações mais tradicionais que não conseguiram atender às necessidades e desejos dos consumidores.

Philip Kotler: dividiu as tendências em três categorias

Mas o que é tendência de mercado? Segundo Philip Kotler, o pai do marketing moderno, “uma tendência é uma direção ou uma sequência de eventos que tem determinado impulso e direção”. As tendências se desenvolvem a partir da necessidade de inovação de uma sociedade e se refletem por meio de sinais em contextos sociais, culturais, econômicos e muitos outros.

Para entendermos melhor os próximos movimentos que estão por vir, Kotler dividiu as tendências em três categorias: modismos, tendências e megatendências. Compreender e reconhecer a importância dessas categorias pode ser a chave para se manter à frente da concorrência e alinhar os negócios com o panorama em constante mudança.

Confira, a seguir, as três categorias, segundo Kotler:

  • Modismos: são tendências de curta duração e de significado relevante. Alguns exemplos são peças de roupas que todo mundo usa em uma determinada época e logo depois são esquecidas, ou o “boom” de temakerias que diversas cidades viveram há alguns anos;
  • Tendências: a tendência é uma pista de como será o futuro e indica comportamentos que podem se manter por um período maior de tempo;
  • Megatendências: são tendências de abrangência maior, que podem gerar grandes mudanças econômicas, sociais e tecnológicas. Elas se formam mais lentamente e também duram mais tempo.

Os modismos são uma armadilha e uma oportunidade, ou seja, são uma faca de dois gumes para os negócios porque surgem rapidamente, muitas vezes acompanhados por uma explosão de popularidade, mas sua vida útil é curta. Investir em um modismo pode trazer ganhos momentâneos, mas também carrega o risco de se tornar obsoleto rapidamente. Portanto, é vital agir com agilidade e eficiência, capitalizando a tendência enquanto ela ainda está em alta.

As tendências, por outro lado, oferecem uma visão de médio prazo. Elas podem durar por um período substancial e fornecer uma oportunidade valiosa para os negócios se adaptarem gradualmente. A chave está em entender o comportamento subjacente que impulsiona a tendência e incorporá-la de maneira inteligente nas estratégias de negócios.

Já as megatendências têm o poder de remodelar a sociedade, a economia e a tecnologia ao longo de décadas, por isso é essencial saber identifica-las para estabelecer uma estratégia de longo prazo. Isso envolve a compreensão profunda das forças sociais, tecnológicas, econômicas e políticas que estão moldando o futuro. Investir em megatendências exige visão e paciência, mas também oferece oportunidades substanciais para empresas que conseguem se adaptar e inovar conforme o mundo muda ao seu redor.

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