Como ser um bom líder na era digital?__

Para ser um bom líder na era digital, o profissional tem que estar preparado para grandes desafios. A começar pelas profundas transformações culturais que afetam as empresas em função das novas tecnologias. Sem falar nas formas de trabalho à distância que ganham cada vez mais adeptos no mundo corporativo.

Não é à toa que as empresas da chamada nova economia estão ganhando cada vez mais mercado e fazendo cair por terra operações de organizações tradicionais. Isso porque a maior parte dos líderes de startups tem como foco o ser humano e não o produto.

Além de equipes colaborativas, eles desenvolvem produtos ou serviços para atender às necessidades dos clientes. É a “inovação na veia”. Pensam 24 horas por dia em como criar meios digitais para oferecer soluções práticas aos consumidores. Leia o livro: “A Estratégia da Inovação Radical”

Dicas de como ser um bom líder na era digital?

Para começar, o líder atual deve investir em ambientes mais flexíveis, sem ter apego a hierarquia, dando oportunidades para seus colaboradores se expressarem. Todos merecem ser ouvidos, participar e desenvolver ideias.

Ter visão de mercado e propósito também são fundamentais para liderar equipes. A maioria dos talentos hoje busca organizações com propósito claro e que vá de encontro ao que eles acreditam. Além disso, o gestor deve utilizar o poder dos dados para gerir melhor seus colaboradores e ganhar vantagem competitiva.

Visão estratégica

Agora, para dominar a liderança na era digital, o líder deve conhecer profundamente as novas tecnologias. Afinal, estamos vivendo a 4ª Revolução Industrial, ou a era da Internet das Coisas e cada vez mais as organizações estão buscando meios digitais para driblar a concorrência e ganhar vantagem competitiva.

Por isso, os líderes devem incentivar seus funcionários a trabalharem colaborativamente com a tecnologia, uma forma de ganhar agilidade nos processos. Desta forma, “nativos digitais” (menores de 30 anos) também poderão se interagir melhor com toda a equipe.

Criar uma cultura corporativa que incentive todos os profissionais a adotarem as novas tecnologias, principalmente colaboradores com mais idade, é outra função importante do gestores atuais. Além disso, profissionais à frente da liderança devem sempre questionar se a empresa possui a tecnologia necessária para garantir mais produtividade e condições favoráveis de trabalho. Leia: CEO: 4 perfis de liderança na crise pandêmica

Mais espaço para inovação

Se antes o líder tinha que manter regras e processos, na era digital existe muito mais espaço para experimentações. Inovar é a palavra de ordem. Por isso, abrir espaço para que os colaboradores criem projetos e os toquem é de grande valia para o crescimento dos negócios e um incentivo ao empreendedorismo.

O que mudou também com a era digital é que os benefícios que fazem a cabeça dos colaboradores atualmente são os voltados para o bem-estar. Já foi o tempo que uma empresa atraia e retinha talentos por salário. Com as novas tecnologias, se abriu um leque de oportunidades para quem quer empreender e a crise pandêmica de Covid-19 reforçou ainda mais a importância de se viver com propósito.

Leia a matéria: Benefícios que fazem a cabeça dos colaboradores

Gostou deste artigo? Confira mais em nosso blog e compartilhe nas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Open chat
Estamos online!
Olá 👋🏻
Podemos te ajudar?