CSC Digital: o conceito nada mais é do que organizar e centralizar processos em um ambiente virtual de gestão, o que gera a redução de custos estruturais principalmente em médias e pequenas empresas. Mas, para isso, o negócio antes tem que passar por alguns processos.
Em primeiro lugar, para garantir a aplicação eficiente, é preciso fazer o mapeamento das atividades. De preferência com o apoio de um consultor experiente para que a empresa possa identificar tarefas que possam ser automatizadas.
Ele tornará claro quais oportunidades de melhoria se encontram na rotina das pessoas. E de que forma os processos de solicitações, realização de determinadas atividades operacionais e burocráticas poderão ser otimizadas.
Em seguida, vem a aplicação de uma ferramenta tecnológica eficiente, sendo a mais indicada uma plataforma desenvolvida para a gestão de CSCs. Ela também precisa ter em seu escopo oportunidades e tecnologias para automação. Chatbots e RPA, por exemplo, são exemplos de soluções que reduzem drasticamente o trabalho operacional.
CSC Digital: mudança no mindset
Mas antes de qualquer mudança, principalmente se tratando de novas tecnologias, é fundamental repensar a cultura da empresa e, principalmente, a mentalidade dos líderes. E isso envolve refletir sobre crenças e ideias pré-concebidas para propor novos processos que tragam mais eficiência às operações, com foco sempre em metodologias mais ágeis e inovadoras.
Para isso, é importante mudar paradigmas e treinar a mente para enxergar novas possibilidades. Afinal, a transformação digital é feita por pessoas que são guiadas por uma cultura interna. E quando elas têm o suporte e a autonomia necessários para executarem mudanças e projetos inovadores, a empresa ganha vantagem competitiva.
Conceito CSC não é privilégio de grandes corporações
Com os avanços tecnológicos, o conceito de CSC não só se aprimorou, como deixou de ser um privilégio de grandes organizações. Hoje, a maioria das empresas, independente do porte, passa por uma transformação digital e a pandemia de Covid-19 acelerou esse processo.
Além da exigência de ambientes de trabalhos cada vez mais digitais, a redução de custos é um dos fatores que mais contribui para a implantação de CSCs em empresas brasileiras. Isso mesmo se levarmos em consideração os investimentos iniciais, pois a relação custo-benefício é muito boa. Leia a matéria: Centros de Serviços Compartilhados (CSC): novo conceito beneficia o core business
Mas vale ressaltar que, independente do tamanho da empresa, as vantagens que o CSC traz são de grande valia para o crescimento do negócio e não se restringem apenas à redução de custos. A otimização de processos, por exemplo, é um diferencial.
Ao padronizar todos os processos da organização, o CSC contribui para que os trabalhos das equipes sejam realizados com mais qualidade, além de minimizar erros. Como as informações estarão sempre atualizadas para todos os colaboradores, o cliente que fizer uma reclamação, por exemplo, será melhor atendido.
Isso gera engajamento e vantagem competitiva para o negócio, principalmente agora que a forma de as empresas se comunicarem com o mercado mudou muito: o foco é o cliente e não o produto. A era digital deu poder de voz ao consumidor e as marcas que não atenderem às necessidades dos clientes perderão cada vez mais mercado.
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