Cultura Organizacional: qual é a personalidade da sua empresa?

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Cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, ações e normas estabelecidas por uma empresa, cuja missão é guiar comportamentos e hábitos dos colaboradores para que eles tenham a mesma mentalidade na hora de conduzir os negócios.

Ao definir critérios de ética e conduta, a organização cria a sua própria  “personalidade”, que passa a ser absorvida por seus colaboradores. Por isso, uma cultura organizacional eficiente transforma o ambiente de uma empresa, trazendo mais objetividade, produtividade e sintonia entre todos os envolvidos.

Sem falar que empresas com culturas fortes mostram claramente seus valores e conseguem atrair e reter mais talentos. Já as que possuem “personalidade” fraca, prejudicam a imagem da corporação e nem mesmo bons serviços e produtos as ajudam a recuperar o prestígio no mercado.

A cultura organizacional interfere no crescimento da empresa

A cultura organizacional é moldada internamente pela empresa ao longo de sua trajetória. Mas a “personalidade” do negócio é construída desde a sua criação. É nesta fase que começa a ser passado o código de conduto e ética aos colaboradores e, consequentemente, ao mercado.

O problema é que a maioria dos gestores não enxerga a importância de se desenvolver a base de uma cultura corporativa, antes mesmo de começar a operar. E essa falta de visão estratégica pode retardar o crescimento do negócio e até mesmo levar ao encerramento das atividades.

Se a equipe não está alinhada em questões básicas para lidar com o mercado, fica muito difícil, por exemplo, padronizar a forma de atender reclamações dos clientes. E é no pós-venda que muitas vezes conhecemos a “personalidade” de uma empresa.

Pessoas mal tratadas, incompreendidas, criam ranço da marca e fazem questão de noticiar o ocorrido em suas redes sociais. Por isso, a importância de se desenvolver uma cultura interna e externa para lidar com questões tão sérias e que impactam no futuro da organização.

Os líderes são extremamente importantes na propagação da cultura organizacional dentro das empresas. Suas atitudes, a forma de lidar com colaboradores e clientes, ajudam a criar uma mentalidade conjunta por parte de todos. Eles que dão incentivo e suporte às dúvidas das equipes e as fazem absorver valores fundamentais para o crescimento dos negócios.

Além de favorecer a expansão dos negócios de uma forma sustentável, a cultura organizacional é o alicerce para a inovação.

Inovação: culturas que inspiram

“É praticamente unânime a constatação que para se tornar realmente inovadora a empresa precisa antes trabalhar sua cultura organizacional, desenvolvendo um novo mindset em seus colaboradores”, afirma Fernanda Santoro, consultora sênior de cultura e liderança na Carl Zeiss Vision.

Segundo ela, “inovação pressupõe a livre proposição de ideias, sem medo de críticas destrutivas e  julgamentos dos colegas ou represália do chefe’.

Para isso, é fundamental ter um ambiente com segurança psicológica, fortalecida por uma cultura de confiança”.

E acrescenta: “empresas que ainda praticam o modelo de comando e controle, em que os colaboradores só podem se expressar sob autorização prévia do gestor e de forma congruente com suas ideias, jamais promoverão a inovação”. Leia na íntegra o artigo escrito por Fernanda Santoro: Culturas que inspiram inovação.