Desenvolvimento de habilidades interpessoais: crucial para liderar times na era digital

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Por Christine Salomão, jornalista – diretora de conteúdo da ebdi. Desenvolvimento de habilidades interpessoais: crucial para liderar times na era digital.

Na era digital, onde a tecnologia permeia todos os aspectos de nossas vidas, o desenvolvimento de habilidades interpessoais torna-se mais crucial do que nunca para liderar times. Afinal, se por um lado a tecnologia facilita a comunicação, por outro pode distanciar os colaboradores. Por isso, é fundamental a construção de relacionamentos significativos, promovendo a colaboração entre os times e mitigando os desafios de um mundo corporativo cada vez mais voltado para o virtual.

Mas para isso, é preciso ter compreensão e consideração pelos sentimentos e perspectivas dos colaboradores. Ou seja, capacidade de se colocar no lugar do outro para tentar entender o que o torna pouco produtivo e desmotivado em suas funções. E dentro desse contexto, a escuta ativa também é extremamente importante para que os gestores conheçam mais sobre as pessoas, o que torna a comunicação mais efetiva, além de estimular a inovação.

Não é à toa que para Steve Jobs, co-fundador da Apple, a inovação acontece no campo das ideias e não hierarquicamente, além de não depender de altos investimentos financeiros. Ao criar, por exemplo, o Mac – um de seus produtos revolucionários – a concorrente IBM estava gastando na época muito mais que a marca para inovar.

Já a “empresa da maça”, que foi criada dentro de uma garagem, superou a IBM por apostar em sua rede de talentos. A Apple é conhecida por investir em pessoas criativas, tendo como foco as habilidades e competências de cada colaborador. Outro exemplo é a Natura, que tem uma cultura organizacional inovadora por investir nas habilidades e no bem-estar de seus colaboradores.

E diante de um mundo tão competitivo, onde as transformações são constantes, esse é um excelente caminho para as organizações enfrentarem inúmeros processos de mudanças, principalmente para atender melhor e oferecer soluções aos clientes.

“Segundo pesquisa da Korn Ferry, para sobreviver e prosperar em um mundo cada vez mais disruptivo e complexo, as organizações precisarão urgentemente de líderes inclusivos que se conectem emocionalmente com suas equipes, tirando-os do medo e da incerteza e trazendo-os à esperança e otimismo”,  adverte Mafoane Odara, professora e executiva de RH para a América Latina da Meta, ao ministrar palestra no SAB Human Resources 2023, uma iniciativa da EBDI.

E ainda de acordo com a Korn Ferry, “as lideranças inclusivas são raridade. Somente 5% das lideranças no mundo são consideradas inclusivas. E no Brasil, a taxa é de apenas  2%”, comenta a executiva. Agora, o estudo aponta que somente organizações e líderes que conseguem revelar a inteligência coletiva de todos os seus talentos terão sucesso neste mundo cada vez mais disruptivo.

Mas para ter um ambiente inclusivo, ressalta Mafoane, é necessário priorizar o apoio e a autonomia para as pessoas fazerem o seu melhor trabalho e a encorajá-las a serem autênticas”. Isso porque “estamos vivendo a era do indivíduo empoderado. E tudo começa nas pessoas: e elas têm poder de barganha”, advertem Mariana Poli da Flash e Matthias Wegner da Think Work, que também participaram do SAB Human Resources 2023.

“O quarto maior desafio do RH atualmente é a atração de talentos, atrás apenas de cultura organizacional, transformação digital do RH e People Analytics, segundo pesquisa da Think Work”, citam os executivos. Sem falar que “54% dos funcionários CLT preferem melhores benefícios a melhores salários ao avaliar uma proposta de emprego, de acordo com pesquisa da Flash / Offerwise, que ouviu 500 colaboradores brasileiros”, acrescentam eles.

A seguir, confira algumas das principais habilidades interpessoais para um líder na era digital:

– transmitir informações de maneira clara e concisa;

– saber ouvir ativamente para entender as preocupações e ideias da equipe;

– utilizar diferentes canais de comunicação digital de forma eficiente.

– compreender e gerenciar suas próprias emoções;

– reconhecer e responder às emoções dos membros da equipe;

– desenvolver empatia para construir relacionamentos mais sólidos.

– estar aberto a mudanças e inovações na era digital;

– ser capaz de se ajustar rapidamente a novas tecnologias e métodos de trabalho;

– demonstrar resiliência diante de desafios e incertezas.

– facilitar a colaboração em equipes distribuídas geograficamente;

– utilizar ferramentas de colaboração online de maneira eficaz;

– incentivar a participação e o engajamento de todos, mesmo em um ambiente  virtual;

– inspirar e motivar a equipe, mesmo à distância;

– estabelecer uma visão clara e comunicar os objetivos de forma inspiradora;

– reconhecer e celebrar conquistas individuais e coletivas;

– promover uma cultura inclusiva e respeitosa;

– reconhecer e valorizar a diversidade de perspectivas e habilidades na equipe;

– garantir igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho digital.

– tomar decisões rápidas e informadas com base em dados;

– envolver a equipe na tomada de decisões sempre que possível;

– aceitar a responsabilidade por decisões e aprender com os resultados.

– ter um entendimento sólido das ferramentas e tecnologias utilizadas pela equipe;

– estar atualizado sobre as tendências tecnológicas relevantes para o setor;

– capacidade de orientar a equipe na adoção eficaz de novas tecnologias.

– identificar e desenvolver talentos dentro da equipe;

– proporcionar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento digital;

– fornecer feedback construtivo para o crescimento profissional.

– gerenciar eficientemente o tempo próprio e da equipe;

– priorizar tarefas e projetos de forma estratégica;

– promover uma cultura de eficiência e produtividade;

E para debater esse e outros temas importantes para o setor de RH, a EBDI realizará o SAB Human Resources 2024. Para participar do seleto Encontro de líderes de RH, uma imersão de 3 dias, clique aqui (vagas limitadas). E aproveite para conhecer o calendário completo dos Encontros da EBDI.