Dicas sobre leads qualificados são imprescindíveis para você crescer o seu negócio. Afinal, em plena era digital, essa é a melhor forma de atrair e reter clientes. Mas para isso é preciso pesquisar e entender seu público-alvo, o que eles buscam na Internet: seus desejos, dúvidas e insatisfações.
Desta forma, é possível adequar a produção de produtos ou serviços às necessidades dos clientes. As Startups, por exemplo, estão criando negócios impensáveis e rompendo fronteiras por entenderem o que as pessoas estão buscando no mercado digital. Leia a matéria: Era da hiperconectividade: o marketing precisa enxergar pelas lentes do público-alvo
Abaixo, algumas sugestões para a geração de leads qualificados.
Dicas sobre leads qualificados para você colocar em prática
O conteúdo é o rei
Usar conteúdo para construir a fidelidade do cliente é uma prioridade atualmente. Por isso, abasteça seus canais de comunicação com posts, textos e vídeos, que realmente respondam às perguntas do seu público-alvo na Internet.
Um conteúdo consistente é o primeiro passo para colocar as pessoas em um funil de vendas. E quanto mais informações aprofundadas você passar para elas, maior será o interesse delas em sua marca.
Gere conteúdos diferenciados
Não espere atrair clientes apenas produzindo conteúdos ligados ao seu ramo de atuação. Invista em assuntos diferenciados. Exemplo: se você revende sandálias, faça um blog para falar sobre o universo feminino: moda, beleza etc.
Além disso, busque parcerias para compartilhar esse conteúdo diferenciado em canais ou grupos relevantes para seu público-alvo. Onde seus clientes em potencial passam parte do tempo deles na Internet? É lá que você precisa estar para gerar leads qualificados.
Não fale da sua marca
Quanto menos uma marca falar dela na Internet, mais chances terá de gerar leads qualificados. Com os avanços tecnológicos, o consumidor está ganhando cada vez mais poder de voz na Internet e a propaganda perdeu força.
O marketing que interrompe não é bem vindo. As pessoas querem pesquisar e descobrir os melhores serviços ou produtos e, para isso, buscam informações aprofundadas na Internet (principalmente no Google).
Conheça seus melhores clientes
Entreviste seus principais clientes e descubra como seus produtos ou serviços os ajudaram. Construa cases de sucesso e divulgue em seus canais de comunicação. Uma forma bem real e verdadeira de mostrar como sua marca entende os problemas e oferece soluções.
Ao conectar com seus clientes, seu negócio vai obter informações preciosas para aprimorar produtos e serviços. Mesmo consumidores satisfeitos dão sugestões de melhorias . E os insatisfeitos nos mostram onde erramos, principalmente por não atendermos suas necessidades e desejos. E ouvi-los é um diferencial competitivo.
Invista em vídeos
Textos são muito importantes na geração de leads e ficam ainda mais atraentes quando “ilustrados” com vídeo. Mostrar como um produto limpa realmente um piso, por exemplo, ajuda o consumidor a finalizar a compra. Afinal, ele está vendo o produto agir e aprendendo como usá-lo. Mas lembre-se que o foco aqui é ajudar o cliente a limpar seu piso e não o produto (Chamada: Como limpar pisos gordurosos?).
Não é à toa que o YouTube cresce a passos largos: lá você “aprende” de tudo. Cerca de 2 bilhões de pessoas visitam a plataforma mensalmente, uma prova que os vídeos caíram no gosto popular. Uma ferramenta poderosa na geração de leads qualificados.
Leia a matéria: 4 dicas de ouro para marketing digital