Com a pandemia de Covid-19, as empresas têm se voltado cada vez mais para o ensino a distância (EAD). E essa é uma tendência que veio para ficar. Afinal, a educação corporativa online é uma excelente estratégia para capacitar os colaboradores remotamente, além de reforçar a cultura organizacional.
Grande parte dessa adoção do EAD pelas empresas se deve ao home office, que passou a ser uma realidade para a maioria dos profissionais devido a pandemia de Covid-19. Afinal, a adaptação de grande parte dos colaboradores ao trabalho remoto mostrou que a capacitação online é uma realidade possível.
Além disso, a educação corporativa online é uma excelente estratégia na redução de custos com treinamentos. E com o surgimento de novas tecnologias e o aumento da competitividade, as organizações precisam investir cada vez mais no capital humano.
Ensino a distância corporativo
Para que a implantação do EAD atenda às necessidades dos colaboradores, é preciso criar uma estratégia que seja dinâmica, eficiente e interativa. Abaixo, confira algumas tendências de aprendizagem online que vêm sendo adotadas pelas organizações.
A sala de aula invertida, por exemplo, é um método de aprendizagem que inverte os papéis do mentor e do colaborador. Neste caso, o funcionário terá que estudar o conteúdo de cada módulo do curso antes das aulas remotas. É indicado para especialistas que precisam trocar ideias com mentores para aprofundar seus conhecimentos.
Ensino híbrido / Gamificação
Já no ensino híbrido, o colaborador tem aulas a distância e presenciais durante o período do curso. Isso é bom para quem ainda está se adaptando ao ensino online. Agora, uma das formas de estimular a interatividade das equipes – internas e externas – é apostando na Gamificação. A técnica simula ambientes de jogos de vídeo game, com missões que geram recompensas a cada objetivo atingido.
Microlearning , realidade virtual e educação continuada
A técnica do Microlearning – programa de absorção mais simples – é outra opção para as empresas. O método dividi o material do curso em blocos curtos e condensados para que os colaboradores obtenham conhecimento em menos tempo. É o tipo de abordagem de aprendizagem que transmite pequenas doses do conhecimento em uma curta duração.
Outra tendência da educação a distância corporativa é a realidade virtual para simular procedimentos de riscos. Para colaboradores que precisam trabalhar em locais perigosos, por exemplo, essa modalidade ajuda e muito nos treinamentos.
Agora, a educação continuada estimula os colaboradores na busca constante de novas possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal. Organizações que investem neste tipo de ensino a distância apostam no aprimoramento de competências voltadas à rotina de seus colaboradores, além de suas habilidades pessoais.
Em tempos onde modelos de negócios impensáveis se estabelecem diariamente, é preciso promover na organização uma cultura de aprendizagem, aliando necessidades das áreas de negócios com treinamentos, principalmente voltados para a transformação digital. Leia a matéria: Educação Corporativa: time qualificado gera vantagem competitiva
Uma das formas de se aprofundar sobre estes e outros assuntos que envolvem a educação corporativa é debatendo com profissionais da área. Participe do Corporate Education – a reunião virtual terá cerca de 50 executivos. Clique aqui para mais informações.